quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Nos 200 anos de Darwin


“O homem ainda traz na sua estrutura física
a marca indelével da sua origem primitiva”
(Darwin)

Passam, hoje 200 anos sobre o nascimento de Charles Darwin. Com ele e Lamarck a teoria da evolução ou evolucionismo ganharam progressivamente a comunidade científica e fizeram recuar o obstáculo constituído pelos dogmas da Igreja.
Num processo acidentado de grandes discussões e sofrendo muitos ataques mas onde germinavam condições diversas para vencer o absurdo das teses da Igreja, depois conhecidas por creacionismo.
Homens como ele ou Galileu tiveram um papel histórico no progresso do conhecimento científico. Com eles tombaram mitos como o de o Sol andar à volta da Terra ou o Homem ocupar um papel central e determinante na vida animal.
Dominado por doenças e experiências familiares adversas e trágicas, caberia a um grupo de amidos e discípulos como Huxley e Hooker a participação activa nessas discussões.
Receando as consequências da difusão das suas observações, hipóteses e conclusões, Darwin só viria a publicá-las a partir de 1858 dando à estampa no ano seguinte a que se tornou a sua obra mais conhecida, a Origem das Espécies.

Com uma larga formação teológica e científica, Darwin acompanhou os trabalhos de outros investigadores de vanguarda e aprofundou a sua formação e prática como naturista observando o comportamento de animais e plantas e o próprio ser humano. Teorias como a da hereditariedade de Mendel cederam-lhe bases importantes para a construção do evolucionismo e da evolução das espécies por selecção natural.

Na altura da sua morte, a Igreja fez constar que se teria reconvertido à fé em Deus. Essa era uma derradeira prática fraudulenta com que os dirigentes da Igreja procuravam rematar o prestígio definitivamente inatacável de muitos cientistas. Também no caso de Darwin não o conseguiram.
Desenvolvimentos do Darwinismo para outros campos como o social, com Malthus e Spencer viriam a ser utilizadas, mais parte pelas concepções fascistas sobre a superioridade da raça contrariando atitudes humanistas de Darwin.Essa é uma

Sem comentários: