sábado, 14 de fevereiro de 2009

"Dúvida" (Doubt), de John Patrick Shanley

Não é um grande filme. Mas é um bom filme. Bem realizado e servido de duas muito boas interpretações de Philip Seymour Hoffman (Padre Flynn) e Meryl Streep (Irmã Alouise), com um desenrolar dramático simples e não muito denso. Deixará para alguns uma insatisfação nos desfechos mas a obra previne disso logo no nome "Dúvida", adaptação do livro escrito pelo próprio realizador.
O espectador é confrontado com uma situação em que cada personagem tem o seu drama mas não tira conclusões, é tão só levado a reconhecer o campo em que cada personagem se move e as dúvidas que cada um transporta. Saber se o padre no seu amor por uma criança problemática foi longe de mais ou se a dúvida expressa de forma contundente no final pela irmã tem um sentido amplo e já autocrítico é deixado à imaginação de cada um de nós.

A historia passa-se na Bronx, na época em que os negros acedem a direitos como frequentarem escolas não segregadas. E nela se opõem um padre que deseja a renovação da sua Igreja e uma freira preconceituosa, racista que mantem a disciplina escolar na base do medo. Esta sente a sua autoridade questionada na escola e conflitua com o padre para o afastar da escola e da paróquia, com base numa campanha difamatória sobre a eventual pedofilia do padre.

A não perder.

Sem comentários: