domingo, 1 de fevereiro de 2009

"Aceitaremos um estado ao lado de Israel sem o atacar, mas nunca o poderemos reconhecer"

Na edição de hoje do Público, Alexandra Lucas Coelho, em Gaza, entrevista o deputado e dirigente do HamasIahya Al Abadsa. Recomendo a leitura.


"Abbas é um traidor. Os regimes árabes são ditaduras corruptas. A resistência só acaba se a ocupação acabar. Israel não tem futuro como Estado judaico. É o que pensa o Hamas, nas palavras de um líder"

Os mais conhecidos nomes do Hamas em Gaza estão na sombra desde a guerra. Um dos líderes que falam é o deputado Yahya Al Abadsa. Esteve preso cinco anos nas cadeias israelitas, doutorou--se em Educação e deu aulas na Universidade Islâmica até ser eleito para o parlamento. Aos 51 anos, pai de sete filhos, mora num modesto apartamento em Khan Yunis, Sul de Gaza, onde os pais se refugiaram quando Israel foi criado.


Quinta-feira à tarde não havia bandeiras verde do Hamas na rua, mas viam-se duas vermelhas da PFLP (Frente Popular para a Libertação da Palestina). Como faltava a electricidade, era preciso subir às escuras uns degraus toscos de cimento. Lá em cima, na sala de visitas, o habitual mapa da Palestina antes da declaração de Israel. Dois dos filhos, um adolescente e uma menina, seguiram a entrevista. A jornalista não estava de cabeça coberta. Abadsa foi sempre cortês.



Ver a entrevista nas páginas 12 e 13 de
http://jornal.publico.clix.pt/

Sem comentários: