quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Brasil solidário com Cuba

O Governo de Lula doou a Cuba 19 mil toneladas de arroz para enfrentar os graves problemas causados pela passagem de três furacões que devastaram a ilha em Outubro passado - o Ike, o Gustav e o Hannah. Uma expressão de solidariedade desta grandeza não pode passar sem merecer reflexões amplas, especialmente num momento em que o mundo regista principalmente é a movimentação de armas. Enquanto Brasil oferece arroz a Cuba, os EUA continuam com o abastecimento de armas para Israel.

Como o jornal comunista “O Vermelho” refere na sua edição de hoje:

“Assim, aprendamos todos com esta página de solidariedade que está sendo escrita agora pelo Brasil, coerente com uma política de integração, que precisa ainda desenhar-se, expandir-se, superar os que do lado de lá patrocinam não apenas o jornalismo de desintegração, mas a própria desintegração latino-americana. Com a crise do capitalismo mundial, temos uma avenida. Militares brasileiros da Aeronautica participaram de operações de salvamento de flagelados quando das devastadoras inundações na Bolívia há alguns meses. Participaram também, recentemente, indicados pelas Farc, mas com a concordância do governo da Colômbia, da operação de resgate humanitário dos reféns coordenada pela Cruz Vermelha nas selvas do país vizinho. São algumas ações apenas, mas apontam um caminho com a criação da Universidade da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu aponta. Mas, esta página tem muitos antecedentes, sobretudo inúmeras páginas nobres que Cuba já escreveu na história da solidariedade internacional dividindo generosamente seus escassos meios com outros povos mais necessitados.
Assim, o arroz solidário brasileiro vai para quem merece amor, como na canção de Silvio Rodriguez”.


Como curiosidade também registada neste jornal, refira-se que passam hoje 28 anos sobre a condenação de Lula em tribunal militar, de acordo com a então Lei de Segurança Nacional, por ter sido um dos dirigentes da greve geral de 1980.

Sem comentários: