quarta-feira, 5 de novembro de 2008

um amigo na campanha de Obama - a última mensagem (por agora...)

Caros amigos,
Desta vez é a última Obama News que vos envio. Outras oportunidades aparecerão para vos comunicar o que se passa por estas bandas.
Quero agradecer a todos a paciência com que receberam as minhas notas. Quero agradecer, também, os contributos que me deram, as críticas, perguntas, comentários, esclarecimentos, opiniões. Sem vós estas Obama News não existiriam.
Comecei por enviá-las para os meus filhos, mãe e irmã. Depois incluí um reduzido número de amigos. Com os comentários que fui recebendo, fui alargando a lista. Amigos enviavam para outros amigos. Publicavam em blogs, os mais diversos. Enviavam para jornais. A comunicação tornou-se biunívoca. Foi enriquecendo.
A certa altura comecei a ter o sonho de escrever um livro sobre tudo isto. Decidi não o fazer. Pelo menos, por agora. Pretendo recolher mais dados e aprender mais, aproveitar a minha presença aqui para estudar esta história que continua a fazer-se. Talvez um dia tenha força para concretizar esse projecto.
...
Hoje, em resposta a um e-mail que um de vós me enviou, escrevi:
Vivi intensamente este ano, como sabes. Era como se a minha vida, as minhas lutas, as minhas fantasias e romantismos, os meus disparates e erros, fossem a moldura do combate cívico que ajudei a travar.Pela primeira vez, no "county" onde vivo (Pinellas County), aconteceu uma vitória do Partido Democrático. Isso deveu-se a muita coisa (um dia talvez escreva sobre isso) mas, fundamentalmente, a pessoas como eu que foram para a rua inscrever outras pessoas nos cadernos eleitorais, bater a portas, fazer telefonemas, dar 25 dólares para a campanha, oferecer uma parte da casa a quem vinha de longe para ajudar, o carro, comida, um sorriso, uma esperança. Durante a noite eleitoral várias foram as alegrias. Mas posso dizer-te que, quando vi o meu County a azul no mapa eleitoral da Florida, foram lágrimas apenas as únicas coisas que aconteceram.Como há muitos anos, apenas pelo sonho de ver o meu país viver em liberdade, me levantei por cima dos meus medos.
...
Quando houver resultados finais, estou a pensar enviar-vos um documento com algumas observações.
Por agora, ficará encerrado este ciclo.
...
Um abraço,
Fernando

5 de Novembro

Sem comentários: