quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"Pranzo di Ferragosto" no Estoril Film, por anamar

Ontem no ESTORIL FILM viveram-se momentos de aplauso, hilaridade e a simpatia do realizador italiano GIANNI DI GREGORIO, com a apresentação do seu filme PRANZO DI FERRAGOSTO (Feliz 15 de Agosto).
O filme é autobiográfico, feito a partir da relação intensa que Gianni teve com a sua mãe, feito com um mínimo de recursos, utilizando a sua própria casa, as suas velhas e idosas amigas, a mãe não, porque já tinha morrido…
Na qualidade de filho único de uma viúva, teve de viver muitos anos sozinho com a mãe, uma mulher de personalidade esmagadora. Embora exausto, conheceu e adorou a
riqueza, a energia e o poder do mundo dos idosos. Testemunhou a sua solidão e vulnerabilidade num mundo que se move a grande velocidade.
No Verão de 2000, o gerente do seu condomínio, sabendo que Gianni tinha as rendas
atrasadas, perguntou-lhe se podia deixar a mãe com ele durante as férias em meados de Agosto. Recusou a fim de defender a sua dignidade, mas desde então não parou de se interrogar sobre o que teria acontecido se tivesse aceite.
Resultado. Este belo filme em que Gianni realizador, autor e artista principal, passa uns dias rodeado de quatro idosas cheias de energia e de quem tem que tomar conta culminando numa grande festa, o 15 de Agosto ou ferragosto.
Tudo o que era permitido a este folgazão de meia-idade era o tempo de beber o seu copo
,de vinho branco, elemento sempre presente no filme…
E depois de tudo o que posso desejar’?
Um bom prémio e o prazer de partilhar este filme com os amigos para o próximo ano nas salas portuguesas.
Hoje lá estarei para RACHEL, RACHEL no âmbito da homenagem a Paul Newman.

Sem comentários: