domingo, 16 de novembro de 2008

Lemos na sema de 10 a 16 de Novembro

13/11/08, Bernardino Soares, Avante!, “O mundo ao contrário” - Para um observador desprevenido que olhasse para o que acontece em Portugal e no mundo, a sensação seria a de que estava perante um mundo ao contrário.


11/11/08, Eduardo Catroga, Diário Económico, A crise financeira e as consequências para Portugal/A crise financeira global implica a redefinição de prioridades para a economia portuguesa – “O que é que a crise financeira global significa para a economia portuguesa? Essencialmente três coisas: (i) um retrocesso no fraco processo de retoma económica em curso, depois da recessão de 2003; (ii) maiores dificuldades de captação de poupança externa longa; (iii) necessidade de redefinição das prioridades para os próximos anos na afectação dos recursos”

10/11/08, Paul Davidson e Henry C. K. liu, “Carta aberta para os dirigentes mundiais que vão estar presentes na cimeira da Casa Branca de 15 de Novembro sobre os mercados financeiros e a economia global” - Pode evitar-se outra Grande Depressão se os dirigentes mundiais reconsiderarem o sistema analítico de John Maynard Keynes que contribuiu para a era dourada do primeiro quarto de século após a Segunda Guerra Mundial. Os signatários e outros há muito defendem uma nova arquitectura financeira internacional que parta de uma versão actualizada para o século XXI do Plano Keynes, originalmente proposta em Bretton Woods no ano de 1944.

Sem comentários: