
"Aparentemente, uma democracia é um local onde são realizadas várias eleições com um grande custo, sem problemas e com candidatos permutáveis ."
Gore Vidal
Blogue de António Abreu - Pontos de vista de esquerda,com a preocupação de tornar melhor a vida do ser humano e de contribuir para esse combate, abertos às opiniões de quem nos queira visitar


A Directora Regional da Educação do Norte tem já um razoável palmarés de atitudes ilustrativas de como anda de mal com os professores e com as suas funções. Ameaça, persegue, afasta, excede-se na linguagem,...




Confesso que não sou masoquista por ler diariamente jornais. Convivo, como vós, com a subserviência que nega o jornalismo. Raros são hoje os jornais que não são propagandistas e litigantes por parte do governo com terceiros. Ou que não alinham nos fretes dos centros de propaganda internacional de 3ª classe que lhes são servidos empacotados e de chave na mão, ou seja, de fácil copypaste estimulado pelas evidentes cumplicidades dos accionistas com este ou aquele centro de interesses.O problema é que as belas frases não fazem intenções e práticas e as caricaturais atrapalhações escondem intenções e práticas infelizmente bem mais escorreitas...
Caros amigos,
A baixa qualificação da mão-de-obra, a falta de preparação dos gestores para saberem gerir, os impactos na vida dos trabalhadores da necessidade de recorrerem a outras remunerações, as dificuldades de emprego nos agregados familiares, as consequências da qualidade da saúde, educação, justiça segurança social e transportes públicos na qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores, a não introdução de novas técnicas e modelos de gestão e da inovação tecnológica nas linhas produtivas, são alguns dos factores que contribuem para essas flutuações. Aos quais se somam os efeitos desastrosos das políticas de direita na eliminação de importantes sectores produtivos e pelo não incentivo continuado a outros perfis produtivos nos que permaneceram.
a adopção da moeda única teve na perda de competitividade de 2% ao ano devida à taxa de câmbio efectiva, a impossibilidade de continuar a recorrer à política cambial para reduzir os efeitos de desvalorizações de outras moedas e as suas consequências na nossa economia e também importa não esquecer o reduzido apoio às micro, pequenas e médias empresas, as inúmeras carências e custos elevados que estas sofrem, quando comparadas com as de outros países da UE, os serviços financeiros, a energia, as telecomunicações, os transportes e a logística. 



Na semana passada, o deputado comunista Dov Khenin, candidato a presidente da Câmara de Tel-Aviv, criou uma surpresa ao obter 32% dos votos. Para a maioria dos israelitas, Dov Khenin era um estranho. Era conhecido como advogado, com idade de cerca de 50, e pelas suas posições iconoclastas. Dov Khenin tem protestado contra a opressão do povo palestiniano e pelo seu direito de inalienável de organizar um Estado independente. Também defendeu os refuseniks, os soldados que se recusam a prestar serviço nos territórios ocupados, o que lhe valeu uma condenação a prisão.
Ontem no ESTORIL FILM viveram-se momentos de aplauso, hilaridade e a simpatia do realizador italiano GIANNI DI GREGORIO, com a apresentação do seu filme PRANZO DI FERRAGOSTO (Feliz 15 de Agosto).

Ontem houve um momento de festa no Estoril Film quando Bernardo Bertolucci apareceu para falar do seu 1900. Foi aplaudido em pé durante bastante tempo, aplausos muito sentidos para um homem que aparentava muito mais idade do que a na realidade tem ,
A recolha de crónicas Die Welt in einer Tasse Kaffee (O mundo numa chávena de café), da jornalista luso-alemã Susana Ruth Vasques, foi lançada na Feira do Livro de Francforte a 15 de Outubro. 
Falta de liderança, timidez, incompetência: a gestão da crise económica e financeira por parte da Comissão Europeia de Durão Barroso está a ser cada vez mais contestada.A crítica mais dura foi feita por Joschka Fischer, ex-ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, que, num artigo de opinião publicado a 10 de Novembro no francês Le Figaro, qualifica Barroso de "incompetente". Neste texto, Fischer considera que, perante a recessão económica que se anuncia, a UE vai ter de adoptar rapidamente meios para reagir no plano político no quadro de uma nova "coordenação macro-económica e orçamental", como tem sido defendido pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy. "Esta proposta é tanto mais sensata quanto a Comissão Europeia deu provas da sua inaptidão quase total. O presidente incompetente da CE viu o seu mandato renovado por cinco anos em agradecimento da sua inocuidade", acusa.
Como desde 6ª f Sócrates nada disse aos trabalhadores, estes decidiram hoje rumar a Lisboa para se encontrarem com o governo. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, José Godinho, face à interrupção da actividade produtiva, e perante as gravíssimas consequências laborais, sociais e económicas de tal decisão, solicitou com carácter de urgência uma reunião com o ministro da Economia para esclarecimento da situação e salvaguarda dos interesses dos trabalhadores, da população e do concelho.