sábado, 20 de dezembro de 2008

O antepassado dos antepassados, uma sugestão do Jorge


A quantidade de material genético comum a todas as espécies é impressionante (temos mais de 200 genes iguais aos das bactérias!).É quase óbvio que tudo tem a mesma origem ancestral.
Essa origem não é o "primeiro" organismo vivo. É sim o "último" dos que não morreu sem deixar descendentes, cujos sobreviventes deixaram descendentes, cujos sobreviventes deixaram descendentes, e assim até hoje.
Aqui e ali, um "êrro" na descendência dava grande vantagem e, claro, ficava para os descendentes, agora diferentes, "mais sobreviventes"! Biliões de gerações depois, deu esta diversidade que agora temos... elefantes, lulas, craveiros, etc.Chamam-lhe "o último antepassado comum universal ," em inglês LUCA ((Last Universal Common Ancester), e há quem procure saber com que se pareceria . Jorge sugere-nos que vamos ao Science Daily ver em

Na imagem acima um fumador negro num respirador hidrotérmico. Os investigadores sustentam que o LUCA era um organismo hipertermofílico, que procurava o calor, semelhante aos que se encontram hoje a viver nas profundezas dos oceanos, ao longo dos respiradouros quentes dos cumes continentais. Novas provas, porém, sugerem que o LUCA era na realidade sensível a temperaturas mais quentes abaixo de 50 graus. (segundo P. Rona; OAR / Undersea National Research Program (NURP); NOAA).

Sem comentários: