quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

As repercussões da fraude de Madoff


À medida que o tempo passa, surgem novas revelações a conta-gotas sobre as pessoas singulares e colectivas afectadas pelo maior escândalo financeiro mais recente, do gestor de fundos(e ex-presidente da Nasdaq) norte-americano Bernardo Madoff.

Segundo o jornal The Wall Street na sua edição do passado fim-de-semana, o gigante francês financeiro grupo BNP Paribas e o japonês Nomura estão entre as vítimas do esquema fraudulento de Madoff, bem como diversas outras empresas do sector dos fundos de investimento livre e multimilionários de gabarito.

Além de França e do Japão, os efeitos da fraude multimilionária na Wall Street têm-se feito sentir na Suíça, Espanha e Reino Unido, entre outros países.

Entre as empresas que gerem fundos especulativos ponderados pela fraude Madoff e o esquema de pirâmide que ele montou para falsificar a capitalização de investimentos que lhe foram confiadas, figuram a Fairfield Greenwich e Tremont Capital Management Group, com sede em Nova York, e a Maxam Capital Management LLC, com sede no Connecticut. A Ascot Partners LLC é outra das empresas enganadas, como seu presidente, J. Ezra Merkin,reconheceu.Leia a restante notícia do El Mundo espanhol emhttp://www.elmundo.es/mundodinero/2008/12/13/economia/1229190355.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Fraude, especulação, criação de valor. Aspectos diferentes duma mesma realidade. Recomenda-se:
O Estado Predador, de James Kenneth Galbraith.