quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Chávez manda investigar informação sobre golpe em preparação


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou ontem uma investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado que estaria a ser planeada por militares, informou o canal estatal de televisão. Os militares envolvidos são identificados.
Um programa de televisão exibiu uma gravação de três militares que conversavam sobre uma tomada violenta do palácio presidencial de Miraflores, em Caracas.
Chávez afirmou, entretanto, que já contactou o ministro da Defesa, o general Gustavo Rangel Briceño, para que investigue as informações.
Sem revelar a fonte que obteve a gravação, o programa da emissora estatal exibiu excertos da conversa entre um vice-almirante e dois generais da reserva. Este vídeo foi já entregue pelo jornalista Mário Silva do programa à Procuradoria-geral da República.
«Aqui o objectivo é um só: vamos tomar o Palácio de Miraflores, vamos tomar as sedes das emissoras de televisão (...) O objectivo tem que ser um só, ou seja: todo o esforço para onde está o senhor (Hugo Chávez)», ouve-se na conversa.
Chávez foi alvo em Abril de 2002 de um golpe de Estado que o afastou do poder por dois dias. E aproveitou esta oportunidade para dar conta aos venezuelanos de muitas tentativas que têm sido conjuradas graças à melhoria do desempenho e dos meios da inteligência no seio das Forças Armadas.

Sem comentários: