sábado, 27 de junho de 2009

Governo: a semana negra...









Na presente semana o governo andou a apanhar bolas pretas.

A tentativa de criar mecanismos de interferência na linha editorial da TVI através da compra pela PT de 30% do capital da TVI, detido pela PRISA, com a garantia dessa ingerência, saiu gorada. Obviamente que o governo conhecia os contactos entre a PT e a TVI, que tinham o aval de Zapatero para a PRISA se poder livrar dessas acções e o governo teria simpatia pela operação garantidos que fossem esses mecanismos.
O governo jogou atabalhoadamente num terreno movediço e perdeu. E como perdeu, desinteressou-se do negócio quando diversas reacções inviabilizaram essa possibilidade de intervir na linha editorial e obrigou a PT a recuar com o negócio.
Há coisas que ficam por esclarecer mas isto é o essencial da operação política que justificava o negócio.

A Fundação das Comunicações Móveis é o instrumento do governo para que algumas operações por ele desejadas se furtem a regras a que a administração pública está obrigada, nomeadamnente o concurso público e o visto do Tribunal de Contas. Daí ser uma fundação não privada mas do Estado e de direito privado a fazê-lo.
O universo de organismos dependentes do Estado, para permitir "maior agilidade" de algumas operações que assim escapam à concorrência para garantir a sua adjudicação a pessoas e empresas à partida definidas , há alguns anos que enxameiam o Estado, esvaziando de controlo democrático a despesa pública. O PS tem sido o seu grande impulsionador mas o PSD também foi convidado para esses almoços e soube-lhe bem.
Alguns dos objectivos recentes realizados pela Fundação são conhecidos e ilustram razões dessa fuga. A nossa compreensão não estica ao ponto de que a fundação do andar de baixo do ministro, que operava com financiamento público, embora com capital simbólico das operadoras, fosse outra coisa que não esta que aqui descrevemos.

A terceira via Lisboa-Porto, para ceder às pressões das grandes construtoras, é outro dos grandes investimentos mais que questionáveis pelos efeitos que terá na economia. É certo que ela gera trabalho, muito dele desregulado pela subcontratação sucessiva e permite tirar pessoas temporàriamente da pobreza. Mas isso pode ser feito, alternativamente, noutro tipo de investimentos dentro do próprio sector, como é o caso da opção pelo caminho de ferro.
Outro amargo de boca foi a denúncia pela AECOPS e pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros das derrapagens dos custos de grandes adjudicações pelos trabalhos a mais que, com a maior leviandade e sem, por isso, serem criminalizados, vários Governos e Presidentes de Câmaras têm feito, fazendo assim desaparecer muitas centenas de milhões de euros do erário público, para gáudio de algumas construtoras...

E, por falar em construtoras, a empresa que Sócrates e Manuel Pinho, trouxeram para pôr a laborar as minas de Aljustrel, salvando centenas de postos de trabalho, não arranca. Empresa participada pela construtora de Jorge Coelho, não resolve esta questão mas quer mais auto-estradas...Mais uma vez os amigos deixam o governo mal na fotografia.

E, para ficar por aqui, os produtores de leite estão em fúria contra a permissividade com as grandes superfícies que optam pela venda de leite de refugo espanhol a preços inferiores aos nacionais. As vantagens desta integração europeia são música celestioal. As consequências não acauteladas da abertura do mercado, geram estas aberrações. Grupos sociais e actividades significativas para garantir trabalho e vida própria de comunidades são cilindradas por quem tem dimensão para ocupar um mercado multinacional onde pode amortizar grandes investimentos ter acesso a melhores condições de crédito e baixar preços de venda ao público que é irremediàvelmente atraído para opções onde o critério de qualidade deixa de estar ausente devido às dificuldades económicas que impõem apenas o critério do preço mais baixo. Quando estiver liquidada a produção própria do país esses mesmos grandes grupos imporão subidas de preços.
Quem semeia ventos negros, colhe tempestades negras.

1 comentário:

neves disse...

´São so esquemas e bolas fora...e nós a pagarmos tudo isto!!!