quinta-feira, 18 de junho de 2009

De Mossadegh a Ahmadinejad, a CIA, o twitter e o laboratório iraniano

A notícia de uma possível fraude eleitoral espalhou-se em Teerão como uma poeirada e empurrou para a rua os partidários de Rafsanjani contra os do ayatollah Khamenei. Este caos foi parcialmente provocado pela CIA que semeia a confusão inundando os iranianos de mensagens contraditórias.
Thierry Meyssan relata-nos esta experiência de guerra psicológica, terminando com a afirmação “Uma vez aplicados, estes conselhos impedem qualquer autentificação das mensagens twitter. Já não se consegue saber se são enviadas por testemunhas de manifestações em Teerão ou por agentes da CIA em Langley, já não se pode distinguir o verdadeiro do falso. O objectivo é criar cada vez mais confusão e levar os iranianos a confrontarem-se entre si.
Os estados-maiores, por todo o mundo, seguem com atenção os acontecimentos em Teerão. Cada um deles procura avaliar a eficácia deste novo método de subversão no laboratório iraniano. De facto, o processo de desestabilização funcionou. Mas não é certo que a CIA consiga (ou queira) canalizar os manifestantes para que que sejam eles próprios a fazer o que o Pentágono abdicou de fazer e que não está em vias de fazer: mudar o regime.

Sem comentários: