sábado, 4 de julho de 2009

Explosões super-energéticas descobertas em direcção ao Grande Buraco Negro

A NGC 4486 ou M87 é uma galáxia elíptica localizada aproximadamente a sessenta milhões de anos-luz (cerca de 18,4 megaparsecs) de distância na direcção da constelação de Virgem localizada no centro do massivo Grupo Galáctico Virgo. Possui pouco mais de cento e vinte cinco mil anos-luz de diâmetro, sendo assim uma das maiores galáxias elípticas conhecidas.
No centro dela encontra-se um dos maiores buracos negros supermassivos de que se tem conhecimento. Essa galáxia emite grande quantidade de ondas de rádio, possui mais de um trilião de estrelas e é a mais brilhante galáxia do aglomerado a que pertence, o Aglomerado de Virgem.

Através da combinação de diferentes telescópios, os astrónomos descobriram que as explosões de energia da galáxia gigante, de raios gama de muito alta energia, se estão a deslocar-se de uma região muito próxima do buraco negro de supermassa para o seu centro. A descoberta forneceu nova informação sobre os trabalhos misteriosos de poderosos engenhos existentes nos centros de inumeráveis galáxias ao longo do universo.
Em cima à esquerda, uma observação bem no centro da galáxia M87 mostra a emissão de jactos de ondas de rádio numa escala de cerca de 200 milhões de anos-luz. Foram feitos zooms posteriores mais perto do centro da galáxia, onde está o buraco negro de supermassa. Na concepção do artista (fundo), o buraco negro do centro terá cerca do dobro do tamanho do Sistema Solar, uma pequena fracção do tamanho da galáxia, mas com algumas seis biliões de vezes da massa do sol.

Sem comentários: