sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

"O mundo tem que saber o que os israelitas fizeram em Gaza", diz um médico argelino

Um médico argelino, Mohamed Khouidmi,que trabalhou no Hospital de Shifa, em Gaza,diz que Israel usou urânio nos seus ataques a Gaza.
Em declarações ao diário argelino "Liberté", Khouidmi, que recentemente regressou à Argélia, após ter assumido o papel de responsável de emergências em Shifa, disse que num certo número de feridos admitidos no seu bloco eram visíveis efeitos causados pelo urânio. «O exército israelita usou um anti-míssil que explodia a cerca de 50 centímetros da superfície, levando à amputação dos membros inferiores de pessoas que estavam no perímetro da explosão", disse o médico.Ele explicou que os feridos pelos mísseis, depois de várias horas de cirurgia no hospital e, após a amputação e fechada a ferida eram admitidos na reanimação. Após duas ou três horas, a ferida abria de novo e hemorragia matava o paciente», afirmou Khouidmi, que explicou que isso aconteceu duas ou três vezes no hospital e que os médicos tinham concluído pela presença de urânio em mísseis israelitas.


O cirurgião argelino, considerado um dos maiores especialistas em medicina de emergência no Norte de África, disse que o que ele viu em Gaza foi «pior» do que aquilo que foi encontrar no Iraque ou no sul do Líbano, onde ele também esteve como cooperante médico. "O que constatei em Gaza era estranho e nada tinha a ver com o que vi nos outros conflitos", disse. Salientou ainda que os corpos que foram examinados na unidade tinham "os intestinos queimados e exalavam cheiro a alho" e por isso não tinha a mínima dúvida de que o exército israelita também utilizou fósforo branco nos ataques.
Khouidmi explicou que ele e outros médicos que trabalhavam na Faixa de Gaza elaboraram um relatório com provas detalhadas e o remeteram para o Comité Internacional da Cruz Vermelha, a quem pediram o envio de uma comissão de inquérito imparcial sobre a utilização de armas proibidas por parte de Israel, "especialmente com urânio".

Sem comentários: