segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Regressando ao Zeitgeist

A actual crise financeira mundial
leva-nos a revisitar este filme de Peter Joseph, de há um
ano atrás. Para ver uma parte da série, legendada em português/brasileiro, clicar em
http://www.youtube.com/watch?v=RtIOl11GKdU

Sobre o conjunto do trabalho deste
autor, reproduzimos o que se segue
da wikipedia.

"Zeitgeist, the Movie" é um filme de 2007 produzido por Peter Joseph, que apresenta uma série de teorias de conspiração relacionadas ao Cristianismo, ataques de 11 de Setembro e a Reserva Federal dos Estados Unidos da América.[1] Foi lançado on-line livremente via Google Video em Junho de 2007.[2] Uma versão remasterizada foi apresentada como um premiere global em 10 de Novembro de 2007 no 4th Annual Artivist Film Festival & Artivist Awards.[3]
O filme é dividido em três partes:
Primeira parte: "The Greatest Story Ever Told" ("A maior história que já foi contada")
Segunda parte: "All The World's A Stage" ("O mundo inteiro é um palco")
Terceira parte: "Don't Mind The Men Behind The Curtain" ("Não obedeças aos homens atrás da cortina") * (*em algumas versões legendadas, uma tradução errada deste título foi "Não te preocupes com os homens atrás da cortina")
Primeira Parte: The Greatest Story Ever Told
A primeira parte do filme é uma avaliação crítica do cristianismo. O filme sugere que Jesus seja um híbrido literário e astrológico e que a bíblia trata de uma miscelânea de histórias baseadas em princípios astrológicos pertencentes a civilizações antigas (Egipto, especialmente). A atenção do filme foca-se inicialmente no movimento do Sol e das estrelas, facto este que é uma das características das religiões "pagãs" (pré-cristãs). É então apresentada uma série de semelhanças entre a história de Cristo e a de Hórus, o "deus Sol" egípcio que partilha de todos os predicados do Messias cristão. Há referência sobre o papel de Constantino na formação da Igreja e seus dogmas.
Segunda Parte: All The World's a Stage
A segunda parte do filme foca-se nos ataques de 11 de Setembro de 2001. O filme sugere que o governo dos Estados Unidos tinha conhecimento destes ataques e que a queda do World Trade Center foi uma demolição controlada pelo próprio Governo norte-americano. O filme assegura que a NORAD, entidade responsável pela defesa aérea dos Estados Unidos, tinha sido propositadamente baralhada no dia dos ataques com exercícios simulados em que os Estados Unidos estavam a ser atacados por aviões sequestrados, justamente na mesma área dos ataques reais; mostra dezenas de testemunhas e reportagens que sugere que as torres ruíram não por causa dos aviões, mas por explosões internas e sabotagem; revela as ligações entre a família Bush e a família Bin Laden, parceiros comerciais de longa data, entre outras teorias intrigantes e alarmantes acerca da política mundial actual.
Terceira Parte: Don't Mind The Men Behind The Curtain
A terceira parte do filme centra-se no sistema bancário mundial, que supostamente tem estado nas mãos de uma elite de famílias burguesas que detém o verdadeiro poder sobre todos os países a eles associados, e na sua conspiração para obter um domínio mundial. Todos eles tem condicionado os media e cometido diversos crimes, muitos deles encenações para fins obscuros. O filme denuncia que a Reserva Federal dos Estados Unidos da América foi criada para roubar a riqueza dos Estados Unidos e também revela, como exemplo, o lucro que foi obtido pelos bancos durante a Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerras do Vietname, Iraque e Afeganistão, e a futura invasão à Venezuela para obtenção de petróleo e comércio de armamento. O filme descreve a conspiração destes banqueiros, argumentando que o objectivo deles é o controle sobre toda a raça humana através da implantação de um chip localizador e identificador através do qual todas as operações e interacções humanas serão realizadas, escravizando por fim a humanidade. E sustenta que estão secretamente a criar um governo unificado, com exército unificado, moeda unificada, e poder unificado, e que servirá apenas aos interesses dessa elite. Segundo o filme, o aspecto mais impressionante disso tudo é que tais mudanças serão aceites , naturalmente, pelo próprio povo que está a ser manipulado pelos media.

Referências
[1] Shaw, Charles. (October 21, 2007) Scoop Independent News. Mythology and Iconoclasm of Zeitgeist The Movie; The Big Lie: Parsing the Mythology and Iconoclasm of Zeitgeist: The Movie.
[2] Google Video Zeitgeis, The Movie (Official Release - Full Film)
[3] News Blaze (November 10, 2007) 4th Annual Artivist Film Festival & Artivist Awards "Merging Art & Activism: Saturday Night Film "Zeitgeist"

Sem comentários: