quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Carlos Porto deixou-nos


O crítico de teatro e dramaturgo Carlos Porto morreu hoje aos 78 anos, em Lisboa, vítima de pneumonia, disse à agência Lusa fonte próxima da família.
Carlos Porto, pseudónimo de José Carlos da Silva Castro, nasceu no Porto em 1930 e notabilizou-se sobretudo na crítica de teatro durante quase cinquenta anos, sobretudo no Diário de Lisboa e no Jornal de Letras.
Foi destacado militante do PCP e referência para todos quantos trabalharam no Teatro e nos meios culturais em geral, mesmo quando a actividade crítica provocava noutros, incluindo amigos seus, reacções agrestes.
Foi um dos fundadores da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e deixou obra como poeta, dramaturgo e tradutor, estando publicados, entre outros, «10 Anos de Teatro e Cinema em Portugal 1974-1984», «O TEP e o teatro em Portugal», «Fábrica Sensível» e «Poesia Cega».
Maria Helena Serôdio, directora da revista Sinais de Cena e amiga do crítico de teatro, recordou hoje à agência Lusa que Carlos Porto «foi um dos grandes fazedores de opinião pública em termos de teatro».
«Era um crítico muito respeitado e por vezes muito temido, que provocou algumas polémicas, mas que respondeu sempre com coragem e frontalidade», disse Maria Helena Serôdio, reforçando o papel que Carlos Porto teve na década de 1970 na divulgação do trabalho de Luís Miguel Cintra e Jorge Silva Melo.
Foi, sobretudo, no Diário de Lisboa que Carlos Porto se destacou, disse Maria Helena Serôdio, «como combatente absolutamente decidido e corajoso sobre a liberdade do teatro, sobre a inovação e sobre o profissionalismo».
O corpo de Carlos Porto estará em câmara ardente a partir das 17:00 de hoje na Igreja de Arroios, em Lisboa.
O funeral sairá às 15:00 de quinta-feira para o cemitério dos Olivais, em Lisboa.

Sem comentários: