segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Lemos na semana de 16 a 22 de Outubro

Robert Weissman, "The partial nationalization of US banks:public ownership but not public control", Counterpunch, 15/10/08 - Se os E.U. e outros governos estão a aumentar a intervenção na economia mundial - como eles devem e vão fazer - então o público tem de exigir algo mais do que os esforços para preservar o sistema actual. O actual sistema conduziu ao colapso financeiro e ao agravamento da recessão global. Como o governo intervém na economia em nome do público, deve reformular instituições económicas para avançar para objectivos de um vasto público e não se cingir às preocupações paroquiais de Wall Street e da elite empresarial.
Paul Craig Roberts, "O plano de apoio não passou no teste do cheiro", Counterpunch 14/102008 - A solução para a crise não corresponde às causas identificadas para esta e a transparência do processo está a desaparecer a não ser no caso da concentração financeira que vai provocar por parte de vigaristas que se vão apoderar das reservas dos contribuiontes edos bancos centrais nos EUA e na Europa.
Vitor Dias, “A falta que a memória faz”, no blog O tempo das cerejas, 14/10/2008, - Havendo lata e porque agora se trata de dinheiro e riscos do Estado, até se pode usar, quando convém, a argumentação que antes se rejeitava e repelia em outras e distintas vozes.
Michel Chossudovsky "Quem está por trás do colapso financeiro?". Artigo no Global Research 14/10/2008.O mercado financeiro está muito manipulado. E pode ser uma actividade muito lucrativa desencadear o colapso do mercado
Ramon Muñoz, "Culpables, milionarios y impunes", El Pais 12/10/2008 - Os executivos dos bancos que, com impunidade, adquirem prerrogativas de uma casta, apesar de terem siodo os responsáveis pela crise financeira. Tendo sido parte do problema, homens como Paulson, são-no servidos com heróis de soluções
Immanuel Wallerstein, "O fim do sistema capitalista" - uma previsão de um não marxista de acordo com os ciclos conjunturais de Kondratieff e Schumpeter. Entrevista ao Le Monde de 11/10/2008.

Sem comentários: