domingo, 13 de julho de 2008

Salvemos Guillermo Rivera Fúquene!

Numa altura em que a libertação de Ingrid Betancourt terá contribuído para a recuperação da imagem do presidente Alvaro Uribe, importa, a propósito de fortes receios por outras vidas, relembrar que o regime da Colômbia é o regime mais violento de toda a América Latina, mais armado e com torcionários treinados pela administração norte-americana, trabalhando paralelamente com forças para-militares de extrema direita, ligados a alguns grandes proprietários e grandes narcotraficantes.
Como tem sido referido insistentemente nos últimos dias por organizações sindicais e políticas da oposição, só nos três primeiros meses deste ano 19 sindicalistas foram assassinados (ver htpp://colombia.indymedia.org).
Neste quadro é uma exigência humanitária redobrada que haja uma pressão sobre Uribe para que Guillerme Rivera Fúquene seja encontrado e a sua família recupere o seu convívio. A mulher, também chamada Betancur e a sua filha Chaira Rivera têm a nossa solidariedade e esta deve alastrar-se para que tal objectivo seja alcançado. Para que também uns Betancurs não o sejam mais que os outros.
Guillermo é o presidente do sindicato dos trabalhadores do município de Bogotá, que foi ganho nas últimas eleições pelo Polo Alternativo Democrático, passando a ter, entre outros, vereadores comunistas. Guillermo é comunista e participava no Polo. Foi dado como desaparecido depois de a polícia o ter contactado no passado dia 22 de Abril.

Sem comentários: