quinta-feira, 12 de junho de 2008

Já somos nove, menina já nasceu!



Andava eu em campanha para as presidenciais de 2001 e fiz o que já tinha pensado fazer há anos quando estava na casa da família do meu pai em Vouzela: visitar a pequena aldeia da Pena, situada lá bem no fundo quando se desce a serra de S. Macário, nos contrafortes da Serra da Gralheira.


Estávamos em Janeiro e a campanha estava quase a terminar.


Passada a aldeia de S. Macário a descida de dois quilómetros é íngreme e difícil para o carro. Lá em baixo vislumbram-se minúsculos telhados cinzento-escuros das poucas


casas (em xisto) que existem


Diziam-me os camaradas que me acompanhavam que habitantes eram naquela altura oito. Mas que a senhora do casal que geria a adega típica estava para ter um filho.


Passeamos pelos arruamentos que correm aos socalcos entre as casas, parte de armazéns, outras para habitação. O silêncio dominava como se daquelas casas já não saísse vida. O fumo de algumas chaminés e o cheiro do feno dos animais ia-nos dizendo que assim não era. Os pássaros sim, assim como o latir de um cão que nos acolheu em festa e que deitei no meu colo.


Mais adiante, o ribeiro e o carreiro que passa campos e vinhas para desembocar entre as fragas e nos revela um vale maravilhoso que, com o tempo que tínhamos, não pudemos explorar.


Na entrada da aldeia a adega típica, viabilizada para ser elemento dos roteiros turísticos da região. Aí falamos com o casal, ouvimos as histórias e lendas desse vale, petiscámos e sentimos a vida numa outra dimensão que incluía a resistência à desertificação por um fio. Os oito habitantes são os heróis desta resistência.


Já era o fim do dia quando saímos. Alguma neblina se começava a definir quando chegamos ao cima de S. Macário.


Os dias passaram. Sampaio, como todos prevíamos, ganhara à primeira volta, desmentindo uma 2ª volta que fora dramatizada para deslocar votos, não da abstenção mas de outras candidaturas. Os nossos nunca seriam seus e ele não ignora que, tendo ficado expressos e não em casa, contribuíram também para maior afluência às urnas que lhe não poderia ser indiferente.

Os dias passaram e recebo uma chamada "A menina já nasceu, já somos nove

Sem comentários: