sexta-feira, 1 de junho de 2012

Com os comunistas continuar Portugal


De quem vai depender o nosso futuro?


De nós próprios como noutras alturas muito graves da nossa história.

Estamos dependentes? Estamos e muito. Mas isso não altera a nossa responsabilidade de principais interessados em acabar com o garrote.

A entrada para a CEE, depois para a UE, uma série tratados cada vez mais limitadores da nossa soberania começaram com Soares, continuaram com Cavaco Silva, acentuaram-se com Sócrates e com Passos Coelho.

Chegámos a esta desgraça.

Há muita revolta e também medo.

A nossa luta, a luta com os comunistas, como noutras alturas, mas particularmente agora, é o factor determinante para conter coisas piores, para abrir janelas, para fazer recuar os medos dos mais debilitados. É o que nos resta, é o que está nas nossas mãos.

Sair à rua por cada objectivo concreto, unirmo-nos em manifestações cada vez maiores será um factor que se impõe ao nosso inimigo e adversários como factor que têm que contar, como consolidação de forças para passos seguintes.


A casta que saqueou o país

Os comunistas foram, dos únicos que previram o estado a que chegámos quando os dirigentes do PS, PSD e CDS nos alcunhavam de velhos do Restelo, de nacionalistas, de eurocépticos.

Sucessivos dirigentes desses 3 partidos, antes alcunhados de "arco constitucional" e agora de "arco da governabilidade" conduziram-nos a esta desgraça.

Só eles poderiam governar.

Todos os meios foram utilizados para manter na opinião pública tais idéias como inevitáveis enquanto saqueavam o país e os trabalhadores.

Tais dirigentes, banqueiros, grandes grupos económicos, organismos que deviam ser independentes mas que se conformaram e agiram numa lógica partidária, apoiaram os governos que foram suas mariontetas, sucessivos tratados limitadores das nossas liberdades, da nossa activiodade produtiva, e envolvimentos internacionais que comprometeram a nossa soberania e os nossos interesses.

Esta casta sacou e está a sacar do Estado dinheiro através de negócios, alguns dos quais criminosos. A dança de cadeiras entre governos e administrações deste tipo de empresas e outras do Estado atingiu níveis de regabofe. A corrupção, o nepotismo, o tráfico de influências atingiram níveis muito elevados, com este sugar dos meios do Estado, que quando é incriminado dispõe de advogados de grandes escritórios para gastar milhões nas suas defesas e atingirem mesmo as prescrições dos processos. Enquanto quem rouba para acudir a carências familiares é sumàriamente condenado.

Esta casta conspurcou a dignidade do sentido de termos como política, partidos e a própria democracia,

E criou a habituação ou mesmo aceitação destes comportamentos criminosos e a admiração dos autores desses crimes, com uma cobertura mediática populista. "Se todos vão ao tacho porque não vou eu também?", fazendo subir em espiral alguns comportamentos...

Enquanto quem trabalha ou está refomado (excepção feita aos ricaços que alcançam sempre regimes de favôr) vê os salários e pensões cortados, os direitos sociais a desaparecer, na voragem que é canalizada para a banca comercial para esta continuar a não cumprir as suas obrigações para com a economia.


A opção pelos comunistas

As nossas opções, quer na democracia participativa do dia-a-dia, quer no voto que determina a composição partidária das instituições democráticas , vão ter que ser ajustadas. E todos os portugueses sentem que isso é necessário.

A inércia de votar em quem nos dê mais "segurança" teve como consequência a inseguraça generalizada provocada nestes 36 anos.

Não vamos permitir "mais do mesmo".

É uma responsabilidade que cada um de nós tem, particularmente em relação à nossa família, filhos e netos, aos idosos de quem cuidamos.


O Partido Comunista Portuguêm foi o único partido nacional que não esteve no governo
neste período. Os medos e preconceitos ainda resistem depois destes 36 anos? Sim, ainda persiste preconceito.

Mas os portugueses conhecem os comunistas,
Juntemo-nos todos às suas lutas.

Conhecem o seu contributo decisivo na luta, para conter a "casta" e as suas políticas contra quem trabalha. O seu trabalho em prol de todos, a alegria das suas festas e de uma juventude combativa, a seriedade, a honestidade, o espírito de serviço público, determinação e capacidade de realização.

É tempo de acabar com esses preconceitos.
Os comunistas devem assumir responsabilidades governativas no país que nos previna dessa casta, sustentados no apoio popular e nas suas lutas e reivindicações.

Com eles o povo é quem mais ordena.

Já não temos muito tempo. Façamos a opção com a acção dos comunistas e de muitos portugueses que com eles partilham, comportamentos éticos, valores, a vontade de relançar a economia e diminuir o desemprego.


Que políticas se impõem?

A casta quer o contrário mas a grande maioria dos portugueses não quer políticas como as destes 36 anos que acabaram em desastre.

.Na situação em que estamos, impõe-se a renegociação do pacto acordado com a troika pelo PS, PSD e CDS, em montantes, juros e prazos.

A banca que tem sido um sorvedouro dos nossos recursos terá que ser nacionalizada, sob pena de continuar a não cumprir as suas obrigações para com a economia e poder até pôr em risco os depósitos dos clientes.

Devem ser revalorizados os salários e pensões para aumentar a procura e dinamizar a economia.

As privatizações devem ser suspensas e recuperada a direcção pública de empresas estratégicas para o desenvolvimento.


Com os comunistas, continuar Portugal

Muitos receiam o fim do euro e da União Europeia. São ameaças brandidas com intenção de chantagem sobre países e povos que queiram acabar com o garrote. Mas se para aí a casta europeia levar as coisas, assumiremos as nossas responsabilidades, livres das casta de cá.

Garantindo recursos de investimento não explorados. Trabalhando para o regresso à agricultura, às pescas, a alguma indústria estratégica para o crescimento da economia interna. Em força! Gerar, enfim, recursos próprios para a nossa sobrevivência e para ir pagando dívida, em vez de continuar a recorrer a empréstimos para pagar outros empréstimos, que nos agravam a dívida. Temos que produzir e criar riqueza.

Com respeito pelos compromissos eleitorais, com transparência e sinceridade, com diálogo, novos métodos nas relações com os trabalhadores , a satisfação de questões básicas, um apoio popular esclarecido porque participante e conhecedor do estado do país, das suas dificuldades mas também das suas realizações e potencialidades, não deixaremos cair Portugal.  E numa constante atitude patriótica, participada por todos, incluindo os jovens que devem ter acessos a recursos de vida independente, nós faremos crescer Portugal, recuperaremos a dignidade da política como algo que emana do povo, garantiremos uma maior harmonia nas relações de poder a todos os níveis da sociedade.

Com os comunistas criaremos maior confiança do povo no seu país e nos seus interlocutores, um sentimento de pertença e um novo patrotismo.

A tarefa vai ser árdua. Para anos porque a destruição foi devastadora.



Nota final - Este texto não é, não devia nem poderia ser um texto do meu Partido, com as responsabilidades que daí decorrem.
É uma reflexão pessoal, tendo em conta a sua orientação geral e muitas experiências de testemunhos e vontades que vou partilhando com muitos dos nossos conterrâneos que não têm uma intervenção política activa.

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Mas as notícias e mentiras sobre o PC e o comunismo, impedem que uma grande maioria da população não reconheça não só os ideais comunistas, como também o que seria hoje este país sem a luta constante dos comunistas e seus apoiamtes.

Um beijo.

António Abreu disse...

Há que questionar umas vez mais quem assim se deixa ficar. A situação é nova, as interogações aumentam. É o momento de o fazermos.
Beijo