segunda-feira, 4 de julho de 2011

A NATO também será julgada

 A propósito do julgamento de Mladic, recordo aqui que tive a oportunidade de em Belgrado, há anos atrás, verificar in loco a barbaridade dos bombardeamentos da NATO contra a capital jugoslava. Num deles o edifício dos correspondentes estrangeiros de vários média estava reduzido a escombros com a  morte de jornalistas de vários países. Para que só a CNN e a ABC pudessem passar imagens ao mundo. Cinco metros em frente estava um grande jardim de infância...
Um mês depois, no salão nobre dos Paços dolConcelho de Lisboa a Orquestra Metropolitana realizou para uma sala cheia um "Concerto por Belgrado"

Aos crimes cometidos por grupos ultra-nacionalistas bósnios e sérvios, cujos dirigentes eram pessoas de direita ligadas ao poder económico, ou no caso de alguns bósnios, traficantes de droga  na sequência da intervenção da NATO nos Balcâs, deveriam juntar-se os crimes da NATO. Se se querem julgar crimes, esta terceira entidade terá que ser ré. Durante dezenas de anos depois da 2ª guerra mundial viveram muçulmanos e sérvios lado a lado, apesar de um passado de conquistas mútuas, com destaque para a última, de origem otomana, em que os sérvios foram remetidos a camponeses no campo enquanto as grandes famílias bósnias ocuparam as cidades e dominaram o comércio na Bósnia-Herzegovina. Mesmo com esse stato-quo a vida foi-se fazendo e sarando algumas das feridas. Não todas.
Após a morte de Tito, os EUA redobraram uma diversificada intervenção no sentido de acabar com a unidade interna na Federação e dividirem para reinarem, com os objectivos de controlarem petróleo e, em benefício próprio, o mercado de estupefacientes.-


Negar a Mladic o direito de ter advogados indicados por si próprio e impondo-lhe um defensor oficioso, é o prolongamento de uma atitude ilegal que começou no esfrangalhar sangrento da antiga Jugoslávia e continua neste Tribunal Penal Internacional que de tribunal tem pouco e de internacional só se lhe conhece ser uma correia de transmissão da estratégia dos dirigentes dos EUA.

A NATO não escapa ao banco dos réus.

Nem nenhum espertinho saloio pode ver nestas palavras apoio à acção de Mladic. Atingir a verdade histórica é bem mais digno e importante para o futuro do que a papagueação de slogans que servem cenários pré-definidos no Pentágono. Estar de bem com Deus e o Diabo,  contrabandear para a História mentiras e visões unilaterais para angariar "credibilidades" suspeitas, aqui não encontrarão tal coisa.

2 comentários:

Anónimo disse...

A NATO e os palhaços dos 'Juízes'que também alinham na farsa!

JOÃO disse...

A NATO e não só.
Como Harold Pinter defendia, ainda que Milosevic deva ser julgado, também deveriam estar ao seu lado, no banco dos réus, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, por ter mandado lançar milhões de «bombas de fragmentação, que desfizeram crianças e Tony Blair, que com a sua moral cristã, o aplaudiu».