sexta-feira, 29 de julho de 2011

Quem matou o general rebelde em Benghazi?

O Publico de hoje e a imprensa internacional dão conta do assassinato em Benghazi por "desconhecidos" que, entretanto estarão presos, de Abdel Fatah Younes, que teria sido o nº 2 de Kadhafi e se passara para os rebeldes.

A notícia do Público, na sequência da derrota política que os EUA sofreram com o ataque da NATO à Líbia, e perante o recuo do envolvimento militar da França e da Itália só parece indiciar uma coisa: o CNT liquidou o militar que se preparava para prender devido à suspeição de ter participado em conversações de paz com o regime líbio que, segundo a imprensa internacional , era realizada com o apoio dos EUA.


A não ser que novos elementos apareçam, qualquer outra hipótese me parece pouco plausível. Nem faria sentido que o atentado tivesse a autoria de Kadhafi que agora estaria a negociar enquanto, desde antes da agressão da NATO, várias vezes tinham proposto conversações que foram linearmente rejeitadas pelo CNT.

CNT que não tem qualquer representatividade. As tribos que no início do conflito foram identificadas como apoiando os rebeldes de Benghazi, hoje apoiam Kadhafi ou estão neutras. A manifestação de cerca de um milhão e setecentas mil pessoas em Tripoli, no passado dia 1 já tinha sido, aliás, um golpe profundo na intenção e fazer cair o regime pela agressão.
 
É neste quadro que, também hoje, o governo decide reconhecer este CNT de farsa como o único e legítimo representante da Líbia, que será seguido por lhe atribuir os depósitos líbios em bancos europeus...UMA VERGONHA!!!!!!!!! 

Sem comentários: