domingo, 2 de agosto de 2009

O programa já passou, concentremo-nos então no país

1. O PS tem um problema grande com os seus programas de governo.
Só servem para cumprir um ritual. Não são para executar.
Desde ontem que ouço comentadores dizerem que o PS precisou de coragem para o apresentar antes dos outros e assim arricar que seja criticado ou copiado por outros…
Eu diria antes que é preciso coragem, sim, para voltar a escrever uma coisa que, mais uma vez, é um repositório de coisas para não cumprir.
E não estou preocupado com a eventual pureza traída das intenções do que escrevem. Até essas o PS tem modificado para que o amancebamento neo-liberal, que reforçou as suas raízes, nos surja como acto não tão desconforme como isso.
Contra natura será, sim, ainda se chamar socialista, infantilidade semântica que já não aquece orelhas no confronto com políticas que o não são.

2. Então para que fez o PS algum estardalhaço com a sua existência?
Eu cá acho que é para a gente falar deles, discutir bibelots do almanaque, e não confrontar com as questões com que realmente país e portugueses se defrontam: desemprego, falta de saídas profissionais para os licenciados, precariedade de trabalho, de remuneração, de estabilidade familiar que afecta. Desigualdades e corrupção, ostentadas pelos que mais têm, Desintegração paulatina do nosso sistema produtivo nas suas diversas vertentes e transferência da nossa economia da base produtiva para a área financeira, para a actividade especulativa, com mãos largas para banqueiros e executivos e falta de rede para o delapidar de poupanças. Perspectivas escassas de contribuição de formações mais alargadas (12º ano e não só) para a elevação da produtividade e da competitividade (e em que sectores restantes dessa desintegração?). Perspectivas mais claras da competitividade se basear nos baixos salários. Participação em missões no estrangeiro onde somos convocados para que os EUA dominem os recursos energéticos dos outros e a expandir a NATO par dar “músculo” a essa pirataria.

1 comentário:

J.S. Teixeira disse...

Isaltino Morais: 7 anos de prisão. Finalmente fez-se justiça! Vejam algumas comparações no blogue O Flamingo.