domingo, 1 de março de 2009

"Os Maias", com encenação de Rui Mendes sobre adaptação de António Torrado

Este trabalho faz sobressair do romance de Eça de Queiroz quer o tema do incesto, caro ao seu autor quer o da crítica certeira à burguesia da época que sempre esteve presente na sua obra.

A adaptação é arriscada, pelas reazões que António Torrado avança no programa em antecipação à crítica, na medida em que faz perder a densidade de quase todos os temas trazidos por Eça mas o critério da selecão não fere os sentidos de quem leu o romance.

A encenação é equilibrada e a opção da música por Afonso Malão deu outro corpo ao ambiente da época.

Quanto aos personagens, José Fidalgo e Sofia Duarte Silva não valorizaram na relação actor/personagem a centralidade dos papéis de Carlos da Maia e Maria Eduarda, contrapondo José Airosa a força dada a João da Ega.Bem estiveram também Mário Jacques (Guimarães), Luis Alberto (Afonso da Maia) e João Didelet (Rufino).

A equipa técnica esteve equilibrada.

Prevenindo sempre, que estas são opiniões de um amadore de teatro, sem qualificação e conhecimento para ser minimamente confundido com crítico de teatro, sugiro que vão ver. Mas sze puderem, lendo os "Maias" antes ou depois se já os nao têm presentes.

Sem comentários: