segunda-feira, 9 de março de 2009

Aprofunda-se a crise na Irlanda. Greve geral dia 30 deste mês.

Na Irlanda os trabalhadores não aceitam a tese de “vamos resolver a crise todos juntos” para que o grande patronato e o Fianna Fail os procuram atrair.
No passado dia 22 de Fevereiro estiveram na rua 120 mil. Agora preparam uma greve geral para o próximo dia 30 de Março.
Os dirigentes políticos da área do poder e os dirigentes das empresas têm estado em conversações secretas para conter a resistência popular e recomendar aos actores políticos e sociais para não avivarem os seus conflitos que poderiam fazer afugentar o investimento estrangeiro.
Na semana passada mais de 10 mil milhões de euros saíram da economia irlandesa quando os financiadores internacionais retiraram o seu dinheiro numa tentativa de proteger os seus activos.
No período anterior do “tigre celta”, do "milagre irlandês", os políticos e os patrões não falaram do “todos juntos”. Os irlandeses ricos acumularam anualmente milhares de milhões de lucros mas pregaram as virtudes das contenções salariais para os trabalhadores.
Agora que o baile acabou, os ricos mergulharam na confusão que eles próprios criaram. Mas agora em vez de pagarem o preço das suas aventuras, é o Estado a entrar com milhares de milhões de euros para salvarem os bancos e protegerem os seus lucros e a querer que, uma vez mais, sejam os trabalhadores a pagarem a crise de que outros foram responsáveis.

Sem comentários: