quinta-feira, 12 de março de 2009

NATO, Rússia e Geórgia

A NATO e a Rússia iniciaram há uma semana em Bruxelas uma reunião para discutir as relações entre ambas.
O assunto tornou-se ainda mais importante que o actual estado da situação no Afeganistão.
A actividade do Conselho NATO – Rússia foi suspensa após a agressão da Geórgia e a subsequente guerra na Ossétia do Sul.
Apesar da eleição de Obama, o conflito entre a Geórgia e a Rússia persiste.Tbilissi pode tornar-se membro da OTAN a curto prazo. Talvez possamos entender que a reunião tenha tido lugar em 5 de Março. De facto essa era a data em que terminava o ultimato da oposição ao ainda presidente Saakashvili, que exigia serem realizadas eleições presidenciais antecipadas na Geórgia. O que confirmou, uma vez mais, o apoio da NATO a Saakashvili? A Rússia não esconde as suas preocupações da Geórgia "convergência da Geórgia com a aliança, mesmo depois de o Plano de Acção ter sido negado à Geórgia. Os EUA, no último dia de funções de Bush, acabaram por assinar a carta de cooperação estratégica e na altura o presidente cessante disse que a Geórgia poderia tornar-se membro da NATO mesmo sem o Plano de Acção.
Entretanto ontem o ministro dos Negócios Estrangeiros georgiano Grigol Vashadz disse que a Geórgia está disposta a considerar a possibilidade de implantar uma base militar americana no seu território, se Washington fizer uma proposta nesse sentido.
Depois de as autoridades do Quirguistão decidiu encerrar a base aérea de Manas, Washington procura uma outra base naquela zona. O chefe do estado do Quirguistão afirmou ele não ter dúvidas de que o último soldado americano deixaria a base em Agosto próximo. Explicando as razões que levaram à decisão de fechar a base, Bakiyev invocou o baixo nível de compensações por parte dos EUA pela utilização das instalações e suas infra-estrutura, bem como as reacções negativas do povo do Quirguistão sociedade à presença de tropas americanas no país.

Sem comentários: