domingo, 1 de março de 2009

Algumas influências do movimento comunista no séc XX


Nos passados dias 26 e 27 deste mês promoveram o ISCTE e a resistir.info duas conferências de Domenico Losurdo, a que já aqui tínhamos feito referência no passado dia 24.

Os temas introduzidos pelo historiador e comunista, de forma coloquial, sintética e despida de academismo na apresentação, apesar do rigôr de fontes históricas em que baseou, são caros ao povo de esquerda, particularmente para os que têm da derrota do socialismo no leste europeu, uma visão de oitenta anos perdidos.

O historiador revelou que o alcance da revolução russa e do movimento comunista se traduziu entre outras coisas na influência assinalável sobre o conteúdo da democracia, dos direitos, liberdades e garantias que nem o liberalisno, nem a social-democracia tinham previsto terem a profundidade que tiveram. E que acabou por se traduzir num conteúdo progressista da Declaração Universal dos Direitos do Homen e noutras resoluções congéneres de carácter mais ou menos universal na segunda metade do século que passou. O próprio keynesianismo, limitado no seu alcance económico e social em contraposição a um liberalismo "mais selvagem", incorporou considerações e valores que sem Marx e Lenine, sem o movimento comunista e os movimentos de libertação nacional, e a grande atracção universal que estes provocaram, não teria tido o alcance de incorporação de novos direitos mesmo que numa perspectiva de resistência ao socialismo.

A idéia central da primeira das conferências a que pude assistir foi precisamente a revelação de como foram superadas (parcialmente, direi eu) três grandes discriminações, a saber a racial, a censitária e a sexual. Num quadro que Losurdo esclareceu ser já portador de uma discriminação de classe.

Questão que se tornou duplamente confirmada quando esses direitos passaram a ser postos mais em causa depois da derrota do "socialismo real" e quando os próprios patriarcas do neo-liberalismo, como Hayek, identificaram em jeito de denúncia, que tais novos direitos foram teorizados e impostos no Ocidente pela influência que considerou "funesta" da revolução russa...

O leitor poderá, certamente, ter acesso a esta conferência em http://www.resistir.info.com/.

Sem comentários: