domingo, 3 de agosto de 2008

Morreu Harkishan Sing Surjeet


Faleceu Harkinshan Sing Surjeet, secretário-geral do Partido Comunista da India (Marxista) entre 1992 e 2005, e uma das figuras mais destacadas da India desde a sua independência. Foi um ardente patriota com papel activo nas lutas pela independência o que suscitou a ira do governo colonial britânico.
Esteve 8 anos na clandestinidade e 10 nas prisões.
Foi desde muito jovem destacado dirigente do movimento camponês no Punjab.

Após dois meses de doença prolongada, o dirigente do PCI (M) faleceu com a idade de noventa e três anos e os seus funerais decorreram hoje.

Surjeet tinha desempenhado um papel importante no sentido de ajudar Sonia Gandhi a reunir forças seculares, na sequência das eleições de 2004, para a uma coligação da esquerda (PCI-M, PCI, AIFB e PSR) com o Partido do Congresso e um outro partido. No momento da votação da moção de confiança de 22 de Julho, o Primeiro-Ministro Manmohan Singh chegou mesmo a prestar homenagem à "liderança visionária" de Surjeet na formação do governo mas o acordo nuclear assinado por ele com os EUA está a abalar a confiança popular e as forças de esquerda já fizeram apelo para a greve geral de 20 de Agosto próximo.

Sem comentários: