domingo, 17 de agosto de 2008

Dorival Caymmi (1914-2008)



Compositor e cantor brasileiro da Bahia Dorival Caymmi morreu ontem no Rio de Janeiro.
Nos seus 60 anos de carreira, Caymmi escreveu canções sobre hábitos, costumes e tradições de seus companheiros Baianos. Nas suas canções demonstrou a sua reverência pelo o mar e a natureza e publicou mais de 20 álbuns.
Danilo Caymmi, filho do compositor, que também é um compositor disse sobre a morte de seu pai: "morreu "pacificamente, baianamente, como ele costumava dizer."

O funeral sai hoje para o Cemitério São João Batista, no bairro Botafogo, onde foram enterrados outros artistas famosos como o compositor Antonio Carlos Jobim (1927-1994), o cineasta Glauber Rocha (1938-1981) ou o pai da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont (1873-1932).
Entre as composições mais populares do Caymmi, podem mencionar-se "O Que É Que um Baiana Tem", que foi imortalizado por Carmen Miranda, no filme Banana da Terra (1939), "A Lenda do Abaeté", "Promessa de Pescador", "É Doce Não morrer Mar "," Marina "," Não Tem Solução "," Maracangalha "," Saudade de Itapoã "," Samba da Minha Terra "," Dora "," Rosa Morena "e" Eu Não Tenho Onde Morar ".

Sem comentários: