domingo, 17 de maio de 2009

Uros do lago Titicaca (Perú)

Os Uros são habitantes de ilhas flutuantes, do mesmo nome, com áreas de 2 a 3 mil m2, cujos solos são feitos de totora, uma planta abundante no fundo do lago. Esta planta, é muito versátil: depois de seca ao sol, obtem-se uma palha de grande resistência e de óptima flutuabilidade. A raiz é comestível e das suas folhas e flores, os Uros fazem chá e remédios, com o caule, artesanato e barcos.
As ilhas possuem electricidade proveniente de energia solar, uma rede de águas é perfeitamente dispensável. A rede de esgotos também, daí o nome de baptismo do lago...
Tudo isto em águas a 14º C e 150 m de profundidade média. As ilhas estão ancoradas junto a Puno, uma cidade com cerca de 120.000 hab.
Os seus povos, alimentam-se fundamentalmente de peixe, e não podem criar gado senão ficavam sem território; carne, só dos patos do lago, contando, para isso com a colaboração de cães retriver. Os seus antepassados, do período pré-colombiano tinham uma língua própria que se perdeu, dizem, depois das invasões espanholas.Não cosem as roupas pois não encontram as agulhas, dormem sempre em colchões de palha, dispensam chinelos de quarto e não se constipam... A única forma permitida de cozinhar é com micro-ondas, pois os fogões a lenha não permitem o controle de temperatura e sai sempre "tudo" queimado.

O Regulamento Municipal não permite a impermeabilização dos solos, razão porque nunca viram uma inundação, palavra que não usam, nem mesmo quando o degelo dos Andes é mais severo. São "inca(s)pazes de fazerem grandes esforços pelo que estão quase sempre sentados; julga-se que devido à hipoxia causada pelos mais de 3800 m de altitude, do lago, economicamente navegável e mais alto do mundo.
Nota: É quase tudo verdade, com um pouco de imaginação à mistura.

Sem comentários: