segunda-feira, 4 de maio de 2009

Morreu Vasco Granja


Morreu hoje Vasco Granja, o grande difusor na RTP dos melhores filmes de animação e em diversas circunstâncias e feiras da banda desenhada.
Lisboeta, não completou cursos mas era extremamente culto.
Trabalhou nos antigos Armazéns do Chiado, na Foto Áurea e interessou-se desde a infância pelo cinema.


No decorrer dos anos 50, durante o regime fascista em Portugal, associou-se ao movimento cineclubista. Em Lisboa, participava no aluguer de salas e na projecção de filmes obtidos através das embaixadas, em formato de 16 milímetros. Os filmes tinham sempre que passar pela censura. Apesar disso, conseguiam mostrar filmes do neo-realismo italiano. Em 1952, foi detido pela PIDE, em consequência do dinheiro dos bilhetes para os filmes se destinar a financiar o movimento de resistência ao regime do Estado Novo. Esteve preso durante seis meses, na prisão do Aljube.


Em 1960, esteve presente no festival de animação de Annecy, em França, a representar Portugal. Durante essa viagem, a primeira fora do seu país, ganhou uma nova paixão pela animação. O cineasta canadiano de animação Norman McLaren tornou-se o seu maior ídolo.


Nos anos sessenta foi novamente detido pela PIDE, devido à sua ligação na altura ao Partido Comunista Português, mais concretamente à célula comunista dos cineclubes. Esteve preso durante 16 meses, tendo cumprido parte desse tempo em Peniche. Na prisão, foi submetido a várias torturas físicas e psicológicas, como a tortura do sono.


Em 1974, deu início a um novo programa de televisão, denominado "Cinema de Animação", na RTP, que viria a durar 16 anos, com mais de mil programas transmitidos. Percorreu vários países convidado para muitos festivais e teve participação especializada na Festa do Avante!.


Vasco Granja foi militante do PCP durante mais de meio século.

2 comentários:

Neves disse...

Com ele aprendi a gostar de banda desenhada e mais ainda do cinema de animação.
Obrigado Vasco Granja

Anónimo disse...

-Depois dele, nunca mais a RTP um programa de qualidade sobre BD.