terça-feira, 5 de maio de 2009

Tensão cresce na Geórgia com manobras da NATO no país


O batalhão de blindados de Mukhrovani, a cerca de 30 km de Tbilissi, sublevou-se hoje, recusando obedecer à cadeia hierárquica.

Segundo o próprio governo "trata-se de um protesto contra as manobras da NATO" que começam amanhã e demorarão cerca de 1 mês...E insinuou que os comandos deste batalhão estariam ligados aos serviços secretos russos. Estes reagiram, referido-se a esta acusação como delirante por parte de quem está a perder o pé.

Estas manobras poderão estar na origem de acordos com as repúblicas cessionistas da Abkhasia e da Ossétia do Sul que assinaram na 6ª feira acordos bilaterais com a Rússia para esta lhes proteger as fronteiras enquanto não criam os seus próprios corpos de segurança para o efeito.

Estes acordos foram criticados pela NATO e pela presidência checa da União Europeia.

Nos próximos dias estão previstos contactos bilaterais entre governos de países do leste, a NATO e a UE, antes e depois da cimeira da UE nos dias 7 e 8, em Praga, destinada essencialmente à cooperação, e em que Saakashvili iria participar. O ministro russo nos negócios estrangeiros jás disse que não participaria no Conselho NATO/Rússia, agendado para dia 19 em Bruxelaas.

Ainda ontem a Ossétia do Sul denunciou a descoberta de material explosivo destinado a fazer ir pelos ares a autoestrada transcaucasiana, atribuindo isso a tentativas dos serviços de informação georgianos para desestabilizarem o país antes das eleições parlamentares.

Este conjunto de factos ocorre quando a oposição da Geórgia iniciou ontem mais uma ronda de protestos massiços de rua exigindo ao presidente Saakashvili que se demita em 36 horas, para o povo celebrar no dia 9 (Dia da Vitória contra os nazis) o dia da vitória contra o demónio.

Sem comentários: