sexta-feira, 22 de maio de 2009

Bilderberg, este ano com Ferreira Leite, Manuel Pinho e o eterno Pinto Balsemão



O grupo Bilderberg reúne desde 1954 para pôr de acordo chefes de estado e ministros, banqueiros centrais, economistas e delegados regionais das grandes multinacionais, chefes de Estados-Maiores e responsáveis dos média mais importantes.
Politicamente situam-se na banda que vai dos conservadores aos socialistas, onde entendem que devem ser concertadas linhas de actuação comuns para os referidos organismos.
Na altura da constituição, o objectivo declarado oficialmente era o de criar a unidade ocidental para obstar o expansionismo soviético.
Herdeiro de uma histórias tricentenária de grupos de iluminado que querem controlar o mundo ou ser o seu governo-sombra global, o grupo Biderberg, apesar das aparentes boas intenções, teve na altura da sua formação o objectivo de formar outra organização de fachada que pudesse contribuir activamente para os planos desses iluminados: a constituição de uma Nova Ordem Mundial em 2012.
Este grupo de elite encontra-se anualmente, em segredo, em hotéis de cinco estrelas reservados espalhados pelo mundo, geralmente na Europa, embora algumas vezes tenha ocorrido nos Estados Unuidos e Canadá. Existe um escritório em Leidem na Holanda.
Talvez por as matérias não serem triviais e para iludirem a questão de que são
um organismo alheio a qualquer tipo de representatividade democrática, não publicitam as suas reuniões, reúnem à porta fechada, com medidas de segurança que ameaçam os jornalistas que precisam correr sérios riscos para saberem já não o que se passou mas quais as agendas de conversa. Que o digam Charlie Skelton do Guardian, Paukl Dorneanu da infocon.ro, o jornalista David Icke ou o escritor Daniel Estulin, ambos com livros publicados sobre o grupo.

Este último conseguiu saber que a agenda deste ano foi"O futuro da economia dos EUA e do dólar; o desemprego nos EUA: soluções e previsões; Depressão ou estagnação prolongada?; Ratificação do Tratado de Lisboa".Este ano realizou-se de 14 a 17 de Maio realizou-se na localidade costeira de Vouliagmenia, a 20 km de Atenas, no Hotel Nafsika Astir Palace.

Em Portugal reuniu-se de 3 a 6 de Junho de 1999 no Caesar Park Hotel Penha Longa em Sintra e até apoio militarizado para a respectiva segurança o governo de então terá recebido. Jorge Sampaio, PR, deslocou-se à reunião.

Francisco Pinto Balsemão há muito que participa, sendo desde 1988 do seu grupo permanente, onde também estão Henry Kissinger e Mário Monti. Outros portugueses têm variado a sua presença de ano para ano. Este ano estiveram, segundo o Peace Reporter, Manuel Pinho e Manuela Ferreira Leite. Noutros anos também por lá passaram, segundo o Semanário de 2 de Janeiro de 2006, Mira Amaral, Ferreira do Amaral, António Barreto, António Borges, Maria Carrilho, António Guterres, Braga de Macedo, Ferro Rodrigues, Santana Lopes, José Sócrates, Durão Barroso, Morais Sarmento ou Nicolau Santos
Donald Rummsfeld, um impoluto democrata continua a ser um dos seus grandes activistas e algumas casas reais alargam o status do grupo.

Think-thank? Maçonaria geo-estratégica? Clube de Conspiradores vivos?
Creio que algum trabalho jornalístico nos poderá dar alguma chicha a estes esqueletos do armário. O que até agora saiu – e a custo – foram apenas agendas e participantes…Pode ir ao google e constatar isso.
Esperemos que, para o ano que vem, as liberdades de informar e de ser informado vão um pouco mais longe…

1 comentário:

mdsol disse...

Li o livro que fala desse clibe já há uns anos.

:))