quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Belém e S. Bento entre ameaças e ligeirezas


Os recentes episódios relacionados com uma desconfiança da Presidência da República em relação a uma eventual "vigilância" sua por parte do governo e as declarações dos respectivos protagonistas, não tendo ajudado a eslarecer já o que terá que ser esclarecido, exigirá rápidamente um esclarecimento mais cabal, sob pena de deixar arrastar penosamente as relações institucionais no cenário de outros arrastões, esticões, violações e carjackings de que a democracia tem estado a ser vítima.

A "inventona" com que Sócrates arruma as suspeitas suscitadas (curiosamente um termo caro às forças reacionárias em 1974 e 1975...) e as ameaças por ele feitas depois da declaração de Cavaco ("espero não ter que voltar a...") e o m omento e a ligeireza com que Cavaco sustenta as suas desconfianças quanto ao carácter reservado das comunicações da Presidência da República, adensam um cenário há muito fragilizado das relações institucionais do Estado, banaliza-o e os portugueses lamentam o que parecem ser guerras de alecrim e manjerona, quando lhes cai em cima os efeitos de uma crise interna e internacional de que não têm responsabilidades.

Instâncias de recurso do mais alto nível descredibilizam-se em prejuízo dos cidadãos mais carentes de sinais e gestos. A nove dias do fim da campanha autárquica, Belém/S. Bento ocupam uma boa parte do espaço mediático e o Presidente da República, garante do regular funcionamento das instituições, parece isolado e múltiplos outros protagonistas lhe caem em cima. Analistas, comentadores, politólogos, PS e BE a ele se atiram como gato a bofe.

Há que ter em conta que não estamos num jogo de futebol em que dirigentes de clubes, de claques e comentadores desportivos costumam alinhar no "fora o árbitro". E que ainda falta algum tempo para se justificar uma pré-campanha presidencial. E digo isto sem qualquer simpatia pela acção política do actual Presidente da República, que não tenho. Mas, há limites...

2 comentários:

anamar disse...

Belo texto para esta arruada institu´da..
Andam todos a ver quem come quem...
como tão bem mostra a caricatura!
:))

gabriela disse...

É lamentável que os mais altos responsáveis, ou será irresponsáveis, deste país se comportem de forma tão pouco dignificante para o cargo que ocupam e para todos nós!