sexta-feira, 20 de novembro de 2009

um livro sobre a deficiente construção da União Europeia


A União Europeia está a tornar-se num estado enorme, de difícil classificação em termos de direito público. Assemelha-se mais a um estado feudal ou à Arábia Saudita do que a uma democracia, no conceito em que a temos em múltiplos países europeus. Hans Peter-Martin (1) refere-se a esta questão na introdução do seu novo livro “Die Europafalle” (A armadilha da Europa).

É um livro que ilustra bem a natureza desta estrutura de poder, muitas vezes escondida atrás de grandes doses de propaganda.

“Confrontados com a estrutura europeia e com os seus Estados membros, todos os pais fundadores da democracia ocidental deviam sentir-se traídos. Em Bruxelas e Estrasburgo o desconforto aumenta. Mas em vez de enfrentar o desafio da construção defeituosa da União Europeia, preferem escondê-lo.

O lema é: a propaganda, em vez de uma reforma fundamental. Esta foi a opção tomada pela sueca Margot Wallström, Comissária responsável pela Comunicação. Nas eleições europeias de Junho de 2009, numa carta pessoal, enviou um aviso a Hans-Gert Pöttering, presidente do Parlamento Europeu: "A legitimidade do parlamento e de toda a União Europeia está em risco. A receita seria: uma ofensiva de mediática como nunca se viu.

E escreveu "Através de nossos contactos, pedimos a rádios e televisões para transmitirem uma programação mais sobre a UE e as questões europeias" (2). As representações na Comissão Europeia dos Estados-Membros devem desenvolver as suas " operações de comunicação em conformidade. " O orçamento para este efeito é de 17 milhões de euros. No final de sua carta, o vice-presidente da Comissão Europeia Presidente tranquiliza: "Como você pode ver, as operações previstas são importantes."
No procedimento do concurso para os programas sobre a EU, é particularmente solicitado que os canais os candidatos revelem não só os nomes mas “as funções e as competências linguísticas dos seus funcionários, em especial dos jornalistas", e também a sua linha editorial e que se comprometam a transmitir os programas europeus regularmente e em horário nobre. " (3). Quando este projecto foi lançado no Outono de 2008, o" Frankfurter Allgemeine Zeitung "publicou nas suas páginas culturais um artigo intitulado" A UE compra cobertura”. O subtítulo era: "Simplesmente incrível: A União Europeia paga para falarem dela favoravelmente (4).
No entanto, não se foi sensível a essas críticas, em Bruxelas. Muito pelo contrário. O Parlamento Europeu votou no seu orçamento oficial, acrescido do montante da proposta Wallström, 11,3 milhões de euros para uma "campanha de informação e comunicação" sobre as eleições de 2009. Mas até o final de 2008 ascendeu a mais que o dobro em 23.3 milhões de euros .(5). A realização dessas operações e o seu financiamento foram da responsabilidade dos Estados-Membros. Da mesma forma, os orçamentos dos grupos parlamentares "para o trabalho de informação sobre eleições para o PE tiveram um aumento de mais de 11% para 56,7 milhões de euros (6).
O truque foi o seguinte: estes aumentos assentaram em transferências orçamentais decididas no Orçamento a pedido do Presidente, e não em sessão plenária. Assim, quase ninguém percebeu. Tudo isso fez parte de uma nova estratégia de propaganda subtil destinada a dotar a UE de uma imagem mais favorável do que estava a ser oferecida pela realidade política. Assim, de acordo com um embaixador já há muito na UE "alguns meios de comunicação, incluindo o Financial Times, passaram a ter acesso privilegiado à Comissão e foram favorecidos no lançamento por antecipação de informações relativas à publicação de relatórios, como é normal em Bruxelas (7)
Obtiveram-se somas consideráveis ao somar todo o dinheiro gasto em propaganda na Europa. Além do custo dos patrocínios de eventos culturais que promovessem o espírito europeu, das inumeráveis cerimónias envolvendo os políticos da UE. Para 2008 acabaram por ser2,4 biliões os euros dos contribuintes gastos para tratar a imagem da União Europeia - mais do que gasta consigo a Coca-Cola em todo mundo! (8)".


(1) Hans Peter-Martin é jornalista austríaco e revelou diversas irregularidades nas estruturas da UE
(2) Carta de Margot Wallström, Hans-Gert Pöttering, 1/12/08.
(3) Focus, 29/9/08.

(4) Frankfurter Allgemeine Zeitung, 30/9/08, p. 42.
(5) Hans-Gert Pöttering, Pedido de transferência de dotações C30 Böge, presidente da Comissão dos Orçamentos, 27/11/08, n º 320.219.
(6) Hans-Gert Pöttering, Pedido de transferência de dotações C31, para Böge, presidente da Comissão dos Orçamentos, 24/11/08.
(7) Gregor Woschnagg, in: Behind the Scene der EU, Viena, 2007, p. 69.
(8) Despacho do CCA da Von Open Europe CCA em 26/12/08.

Como referi, esta é uma passagem do livro "Die Europafalle. Das ende von Demokratie und Wohlstand" (A Armadilha da Europa. Fim da Democracia e da prosperidade). ISBN 978-3-492-04671-8, pgs. 23 e seguintes.

Sem comentários: