sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Não lhes estraguem os rankings, crónica do Rodrigo

O meu pai anda com a mania que não é menos que os outros e quer dar-me estatuto, vai daí há dois anos, antes da matrícula, foi ver os rankings das escolas e levou-me para um grande colégio de Lisboa dos que está sempre à frente, no pódio, para me aumentar o currículo pelo que, garantidas as boas notas que trazia daquela coisa horrorosa da escola pública, e para não fazer figura de urso a estragar a média que o colégio de nome santificado tem vindo a obter, lá fui, mas comecei a ficar marado com as pressões e perseguições para estudar, obter bons resultados, se não, não me levavam a exame, o que acabou por acontecer por não ter chegado aos 18, tendo sido informado que me devia autopropor ao dito cujo, o que me deixou orgulhoso porque tinham achado que eu até o podia fazer sozinho, só que o meu pai ficou chateado porque tinha gasto um balúrdio mas só porque o colégio receava perder o lugar no ranking mandou-me às urtigas e, à minha conta, lá fiz o exame e tirei um 20 e ri-me nas barbas do padre e fui para outro colégio, também santificado, que tem um contrato com o Estado em que este (nós, segundo o meu pai) lhe paga para também formar malta do público e, como trazia o 20, lá me “aceitaram” com muitas recomendações sobre o desmazelo que lhes poderia afectar a posição no pódio do ranking que tive em boa conta mas, como tive a gripe A, tive apenas 16 nos primeiros testes e já começaram a fazer-me a folha para me porem fora, como imperativo divino para a divindade não cair do pódio, e o meu pai anda fulo porque o novo padre e as irmãs estão a fazer pior que os da “face oculta”, e eu agora entendo melhor porque é que o ensino privado está tão avançado em Portugal, porque assim os filhos dos ricos têm garantido que dos filhos dos remediados e carenciados só lá sentam o cu os que são muito bons para estarem aptos a ascender a ricos, ou alea jacta est como diria o Suetónio para o Júlio da mulher mais ou menos séria, e, se ainda assim não for lá, o meu pai já garantiu a troco de uns milhares de euros um curso faz de conta que fará de mim engenheiro para toda a obra e júris amigos dos maneis godinhos, que andam à sucata e, posto isto, passem bem que se faz tarde e o meu patrão paga o trabalho infantil a 30%.

Sem comentários: