quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Rallypolitik

Numa entrevista com Farred Zacharia, na CNN, no passado 9 de Agosto de 2009, a secretária de Estado Hillary Clinton, negou o que os seus serviços tinham negado até então : os Estados Unidos tiveram um papel muito importante na pseudo “revolução verde” no Irão e produziram mensagens falsas de iranianos no Twitter.

CNN - A propósito do Irão, como sabe, muitas pessoas dizem que o presidente e a senhora demoraram muito a condenar o que pareciam ser eleições fraudulentas. Demoraram muito a dar apoio às pessoas em protesto porque queriam preservar a opção de negociar com o Irão. Mas poderiam realmente negociar com o Irão nestas condições?
Percebo que, em geral, se negoceie com todo o tipo de regimes, mas na prática, ao manter com Ahmadinejad, entronizado num ambiente de tanto conflito, não o vão legitimar negociando com ele?

HC – Deixe-me responder à primeira parte da sua pergunta sobre a nossa reacção. Havia um outro aspecto muito importante. Não nos queríamos encontrar entre protestos e manifestações legítimas do povo iraniano e o poder. E sabíamos que se interviéssemos muito cedo, com muita força, a atenção poderia desviar-se e poder poderia usar-nos para unificar o país, contra os que protestavam. Era uma decisão difícil de tomar, mas, retrospectivamente, penso que nos saímos bem.. Dito entre comas, “fizemos muito”. Como sabe a juventude…um dos nossos jovens do Departamento do Estado, estimulou no Twitter a continuação dos protestos, apesar de eles terem programado um apagão técnico. Fizemos muito para reforçar os protestos sem nos identificarmos. E continuamos a falar com a oposição e a apoiá-la.

Sem comentários: