sábado, 1 de agosto de 2009

O PS partiu para férias com um programa no site e um chumbo no TC



1. Não me lembro de que em outras eleições a difusão dos programas eleitorais fosse dois meses antes das ditas. Um mesito, talvez. Mas o PS fez disso questão de monta para atacar as oposições que só malham, malham e não têm propostas…
Vai-se a ver e do programa disseram que a questão central era o alargamento do ensino obrigatório ao 12º ano (como factor primeiro para sair da crise e sem especificar as condições logísticas, de apoio social escolar, profissionais, etc., que o têm inviabilizado no passado recente) e, em jeito de “caixa” que cada novo bebé teria aberta uma conta com…200 euros, certamente com a intenção de isso ser um estímulo à natalidade, coisa que é negada, por si só, com medidas semelhantes no país e esrangeiro…
Foi o que passou e é de prever que, com a máquina mediática de que o PS dispõe, terá sido isso que quis fazer passar como questões centrais…. Tanto mais que não temos visto dirigentes seus em querer fazer passar outras coisas. Que certamente existem mas aí eles mandam-nos para o site…
E o site que nos diz?
Já que nos mandaram para o site, não os mando para outro lado porque sou educado. Vou lá quando tiver tempo e pachorra…

2. Depois do site nos mostrar este programa que não desceu à terra nem levantou voo, o PS apanhou com o chumbo pelo TC de uma série de disposições contidas no Estatuto dos Açores recém-aprovado.
Começou por dizer que todos o tinham aprovado. Tal não é verdade. Várias foram os votos contra, nomeadamente do PCP, nas votações na especialidade sobre disposições agora declaradas inconstitucionais. Depois, atendendo ao interesse global em dotar o Estatuto dos Açores, houve uma aprovação global. Invocar meias-verdades como arma de arremesso é feio. É mentira.
E isto tudo para esconder que o PS, apesar da objectividade das críticas e das manifestas inconstitucionalidades, obstinou-se, tomou consciência do carácter de guerrilha institucional de tal postura, e fez os Açores passar por uma situação que só lembra a tais cabeças, numa altura em que o país é perpassado por várias crises e aflições.

Vá, vão de férias…

1 comentário:

J.S. Teixeira disse...

A minha questão é saber porque é que o Governo do PS, se copnsidera essas medidas tão importantes, porque é que não as implementou durante a passada legislatura?

Os 200€ são demagógicos
O 12º ano é uma boa ideia mas não é original. Peca por ser tardia e quanto à sua operacionalização, é fraquissima.