quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Eurodeputado português com Zelaya


O eurodeputado do PCP João Ferreira encontrou-se, domingo, com o presidente Manuel Zelaya e manifestou a solidariedade dos comunistas portugueses para com o povo das Honduras e o seu legítimo governo.

Na reunião, realizada na representação diplomática da República das Honduras em Manágua, na Nicarágua, o deputado comunista eleito para o Parlamento Europeu nas listas da CDU transmitiu ao chefe de Estado hondurenho o apoio do Partido à luta que naquele País travam os trabalhadores e a população em defesa da restituição da legalidade constitucional e pelo fim do golpe de Estado.

João Ferreira aproveitou ainda a oportunidade para expressar, em nome do Grupo Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) do PE, a solidariedade daqueles parlamentares europeus.
Manuel Zelaya, o presidente democraticamente escolhido pelo povo das Honduras, «agradeceu ao deputado comunista e por sua via ao GUE/NGL as iniciativas que os deputados comunistas e progressistas no Parlamento Europeu têm desenvolvido exigindo a restituição da legalidade constitucional nas Honduras» e, por sua parte, «reiterou a intenção de regressar à sua pátria», refere a nota divulgada aos órgãos de comunicação social pelo Gabinete de imprensa do PCP.

Zelaya realçou também «o papel do poder económico oligárquico no golpe de Estado, tendo defendido a necessidade da prossecução de políticas que garantam uma mais justa redistribuição da riqueza no seu país», adianta ainda o documento.

Igualmente no dia 23 e a par do encontro com Manuel Zelaya, João Ferreira contactou com vários membros do governo hondurenho, nomeadamente com o Ministro Adjunto e os titulares das pastas dos Negócios Estrangeiros e da Educação.

No dia seguinte, segunda-feira, o eurodeputado do PCP partiu para a capital hondurenha, Tegucigalpa, onde, para além de tomar contacto directo com o povo, se previa que reunisse com diversas componentes da Frente social e política contra o golpe de Estado nas Honduras.

Antes de partir para os encontros com Manuel Zelaya na Nicarágua, e com as forças sociais e políticas progressistas nas Honduras, João Ferreira e Maurício Miguel, membro do secretariado do grupo Parlamentar do PCP no Parlamento Europeu, participaram, em representação do Partido, no XV Fórum de São Paulo (in Avante! 27/08/09)

Sem comentários: