sexta-feira, 10 de abril de 2009

Obama e a Europa do leste



Fidel reflectia há dias sobre as atitudes contraditórias de Obama quando da visita à Europa: recolha de apoio popular com um sentido e apoio à NATO de sentido oposto.
O conjunto de acontecimentos nos países do este europeu podem recolher de cada um de nós apreciações pontuais, maiores ou menores simpatias.
É evidente que determinadas acções, pelas debilidades internas que se conhecem desses países, só podem existir com redes de inteligência exteriores a agirem no terreno conferindo recursos enormes para se realizarem.
Traduzem, sem dúvida, que as pretensões do imperialismo quanto a esses países não têm ainda resultado garantido, apesar dos dramas causados pelos desmantelamentos de economias debilitadas e a sua entrada forçada na “economia de mercado”.
No entanto, existem traços comuns preocupantes que se prendem com o reforço do papel da NATO, reorientada nos seus objectivos depois da dissolução do Pacto de Varsóvia. O esforço de integração destes países na NATO, a vontade explícita desta em continuar a instalar bases militares e o chamado escudo anti-míssil (que, como se sabe, não é um instrumento defensivo) junto à fronteira da Rússia e a investida reforçada contra o Afeganistão deixam adivinhar o sentido desastroso com que algumas cabeças estão a procurar saída da crise económica e financeira que criaram.
Não é tempo para as forças da paz desarmarem ou entorpecerem o olhar.

Sem comentários: