sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

"Nos bastidores dos telejornais - RTP1, SIC e TVI", de Adelino Gomes

É um livro de conteúdo inédito em Portugal.
Trata-se de relatar ao leitor ,que nunca a isso teve acesso, como se editam os telejornais. E de como, em cima da hora, com critérios jornalísticos e editoriais definidos (o autor reconhece diferentes apreciações sobre a possibilidade de autonomia do jornalista, sobre a possibilidade de uma atitude moral e deontológica), a decisão editorial é tomada em função da guerra das audiências entre os telejornais (da noite) da RTP-1, SIC e TVI. É uma decisão rectificada no decurso da própria emissão, em função do que é apresentado pelos concorrentes. Diria o autor "todas diferentes, todas iguais".
A investigação que, como dizia José Alberto Carvalho na sessão de apresentação do livro, confere a este também o carácter de uma reportagem (que poderia dar um bom filme, digo eu), prolongou-se por quatro anos (2007-2010). Adelino Gomes disse aos responsáveis de cada canal aquilo a que queria assistir, ver e conversar, e isso teve resposta positiva de todos.
Para além do trabalho de campo, o autor reflecte na introdução sobre modelo de propaganda e limites da autonomia jornalística, sobre o trabalho de investigação realizado e sobre o futuro do jornalismo com a internet e as redes sociais.
Aconselho vivamente a sua leitura. A edição é da Tinta da China (www.tinta da china.pt) e o preço do editor é de 15,90 euros.
Ainda vai a tempo de adquirir uma interessante prenda de Natal para si e para os seus amigos

1 comentário:

anamar disse...

Boa reportagem também no PÚBLICO da semana passada , sobre o mesmo assunto....
Desconsideração total por quem os ouve.

b.f.s