sábado, 1 de dezembro de 2012

Jerónimo de Sousa na abertura do Congresso


Qual a proposta do PCP?

Jerónimo de Sousa resumiu na intervenção de abertura do XIX Congresso:
Uma política patriótica e de esquerda que coloca como tarefa prioritária o combate à profunda crise económica e social que atravessa o País e que pressupõe dar uma resposta imediata em seis direcções essenciais:

1. Rejeição do Pacto de Agressão, contrapondo a renegociação d
a dívida de acordo com os interesses nacionais, desamarrando o país da submissão e colonização a que está sujeito.

2. Recentrar todo o esforço da política económica e financeira e do investimento do país na promoção e desenvolvimento da produção e riqueza nacionais com criação de emprego, a valorização do trabalho e dos trabalhadores e dos seus direitos e a garantia de uma justa distribuição da riqueza criada.

3. Alteração radical da política fiscal, rompendo com o escandaloso favorecimento do grande capital económico e financeiro.

4. Administração e serviços públicos ao serviço do país capazes de garantir o direito à saúde, à educação, à protecção social dos portugueses.

5. A recuperação pelo Estado do comando democrático da economia, pondo fim às privatizações e garantindo a efectiva subordinação do poder económico ao poder político.

6. Assegurar a libertação do país das imposições supranacionais de política económica, social e financeira, contrárias ao interesse do desenvolvimento do país.

Seis direcções essenciais que poderíamos sintetizar em três grandes ideias:

I. Resgastar o país da teia da submissão e dependência;

II. Recuperar para o país o que é do país, os seus recursos, os seus sectores e empresas estratégicas, o seu direito ao crescimento económico e ao desenvolvimento;

III. Devolver aos trabalhadores e ao povo os seus salários, rendimentos e direitos sociais, indispensáveis a uma vida digna.

Sem comentários: