quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

As alterações climáticas e a Conferência de Copenhaga (conclusão)


5. Copenhaga fracassou.
A Bolívia propõe-se organizar
conferência anterior à do México

O presidente Evo Morales rejeitou hoje a acusação da Inglaterra de que tinham sido a Bolívia, China e a Venezuela a comprometerem os resultados da cimeira de Copenhaga.

Anunciou, por outro lado uma conferência mundial de movimentos sociais para 2010 a realizar na Bolívia no próximo mês de Abril, que de certa maneira substitua o fracasso de Copenhaga na preparação da Conferência que também no ano de 2010 se realizará no México.

Esta iniciativa pode dar a voz a esses movimentos e aos países em desenvolvimento que lhes foi negada em Copenhaga.

O fracasso de Copenhaga era previsível. Os EUA não querem comprometer-se com metas minimamente significativas e procuram comprometer os países em vías de desenvolvimento em acordos que os impedissem de prosseguir essa via. Desde as vésperas da Conferência tentaram atrair países emergentes e com a União Europeia para, com um documento-fantasma que ora aparecia ora desaparecia, imporem aos restantes países esses acordos. Não o conseguiram e, de facto, nessa resistência à manobra, a Bolívia, Venezuela e China destacaram-se.

Foi uma pesada derrota dos que, como Obama, pensam pelas cabeças das principais empresas responsáveis pelas emissões com efeito de estufa. Mas foi também um desfazer de expectativas por parte de muitos países e movimentos. Há que continuar a luta.

Sem comentários: