quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ainda, e para terminar, sobre os 20 anos da queda do muro de Berlim


Mantendo-se ainda algum fervor saudosista noutros sobre a queda do Muro de Berlim de há vinte anos, sabemos nós as dimensões, a nível interno de cada país e à escala internacional, das consequências de tais acontecimentos (não apenas na RDA mas no conjunto dos países do leste europeu).
Em nome do necessário rigôr histórico, será importante assumir a seriedade de uma questão que, por ser complexa, não se pode resumir à leviandade como a propaganda anti-comunista a encarou e ainda encara nem ser motivo de caricatura das posições reais dos comunistas portugueses.

Importa revisitar o que, à data, referiram sobre eles.Ou verificar como, vinte anos depois, analisam hoje esse período.

Consulte aqui essas reflexões, enquanto deixamos uma passagem da resolução do XIII Congresso do PCP, realizado meio ano depois desses acontecimentos.

“As mudanças radicais da situação política verificada noutros países socialistas da Europa resultaram de situações de profunda crise gerada por orientações e práticas que se afastaram dos objectivos, métodos e valores do ideal comunista.
Contradições entre os órgãos do poder político centralizado e o povo; entre a organização e a gestão da economia, o desenvolvimento económico e o melhoramento das condições de vida; entre a direcção do partido e o partido e entre o partido e o povo; contradições aprofundadas com o abuso do poder e situações de privilégio e de corrupção - agravaram-se ao longo dos anos e conduziram a inevitáveis rupturas, a extraordinária instabilidade e a processos descontrolados de evolução social e política cuja conclusão é ainda difícil de prever.

Os partidos comunistas no governo em diversos países da Europa de Leste - ainda mais que o PCUS - prolongaram a situação, atrasaram-se no reconhecimento da realidade e nas reformas e viragens indispensáveis na orientação do Estado e do partido, isolaram-se progressivamente, provocaram amplo descontentamento e perderam o crédito e o apoio que justamente anteshaviam alcançado como resultado da sua luta.”

Sem comentários: