quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Nepal aprofunda relações com a Índia


O novo Primeiro-Ministro Pushpa Kamal Dahal "Prachanda" iniciou ontem uma visita de cinco dias à Índia.


Em Bangalore, no início da visita, Prachanda disse que o Nepal iria adoptar uma política industrial para atrair investimentos estrangeiros no país.
Num encontro organizada pela Confederação da Indústria Indiana, Prachanda garantiu aos investidores a realização de rápidas mudanças na política industrial e de estrutura existente. Os investidores indianos presentes mostraram disposição para investir no Nepal.
Membro da Assembleia Constituinte e industriais, disse Deewakar Golchha as relações entre as duas economias seria reforçada nos próximos dias.
Industrialista Gyanendra Lal Pradhan, industrial indiano, manifestou a intenção consensual na Índia de construir o projecto hidroeléctrico Noumule, com uma capacidade de 250 megawatts e garantia de assistência e acrescentou que o compromisso do governo de criar projectos hidroeléctricos que podem produzir 10 mil megawatts nos próximos 10 anos.
Por seu lado, o Presidente do Câmara de Comércio e Indústria Nepal-Índia, Arun Choudhari afirmou que o comércio com a Índia cobre 70 por cento das relações externas do Nepal, e que o país está tem um enorme desequilíbrio comercial, e garantiu que o consenso verificado durante a visita, ajudaria a diminuir esse desequilíbrio.
Ashok Kumar Baidhya, empresário indiano, disse Índia concordou em rever Tratado de Comércio de 1996.

O pôr do Sol visto de Katmandu, capital do Nepal

Sem comentários: