sábado, 13 de setembro de 2008

Cabaret, no Maria Matos


Cabaret, de Joe Masteroff, de 1966, é a versão para musical de de "I am a camera", de John Van Druten´s, baseado nas "Histórias de Berlim", de Christopher Isherwood, com poemas de Fred Ebb e música de John Kender.

Retrata o ambiente de um bar - o Kit Kat Club - cujo mestre de cerimónias, já a entrar na decadência, insiste em o fazer sobreviver alheado do ambiente de crescimento da influência dos nazis na República de Weimar.

Joe Masteroff serviu na 2ª guerra como piloto-aviador e depois iniciou o seu trabalho na Boroadway,produzindo libretos de diversas peças de impacto, tendo ganho o prémio Tony para o melhor musical.O livro de Joe Masteroff serviu o filme de 1972 de Bob Fosse, com a interpretação carismática de Liza Minnelli no papel da bailarina Sally Bowles do Kit Kat Klub.


Este último trabalho de encenação de Diogo Infante no Maria Matos tem nota claramente positiva, mesmo descontando alguns momentos da primeira parte, onde a queda do carácter dramático da peça, na minha opinião, poderia ter sido compensada pela criação de uma tensão, talvez musical, na adaptação feita, em benefício do ritmo do musical.


É de destacar, sem dúvida, o trabalho de dois actores: Ana Lúcia Palminha (Sally Bowles) e Henrique Feist (o mestre de cderimónias).

É um musical a não perder.

Sem comentários: