segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Liberdade para os Cinco cubanos presos nos EUA!


No dia 12 de Setembro, cumprem-se 10 anos sobre a injusta prisão nos EUA de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, António Guerrero, Fernando González e René González, cinco patriotas cubanos sob a acusação de “conspiração para cometer espionagem.”

Os Cinco encontravam-se em Miami – Florida com o único objectivo de detectarem planos terroristas, que a partir desse território, têm sido impunemente lançados contra Cuba e o seu povo ao longo de dezenas de anos, e que já causaram mais de 3000 vítimas.

Apesar do Governo de Cuba ter transmitido às autoridades norte-americanas as informações obtidas junto da máfia anti-cubana, essas não actuaram contra os conspiradores, mas sim contra os antiterroristas.

Aliás, é bem conhecida a política norte-americana de apoiar todos os actos terroristas contra Cuba e de proteger os seus confessos autores, como por exemplo, Pousada Carriles (autor da explosão do avião cubano em que morreram quase 80 pessoas), Orlando Bosch, e Eduardo Guerra (responsável pela introdução em Cuba do vírus do dengue hemorrágico que matou 13 crianças).

Num clima de grande hostilidade e total parcialidade, foi ensaiado um julgamento que os condenou a penas de tal ordem desproporcionadas e vergonhosas que o acabaram por desmascarar como um julgamento político contra Cuba e o seu povo.

Apesar de as actividades dos Cinco não terem posto em risco a segurança dos E.U.A., continuam presos na sequência de um processo “judicial” pleno de ilegalidades, a aguardar novo julgamento em Miami, e sem direito à visita de familiares, numa total violação das leis dos próprios EUA e do direito internacional público.

Perante esta iniquidade, só a solidariedade poderá levar à libertação dos Cinco!

A Associação de Amizade Portugal-Cuba e o Conselho Português para a Paz e Cooperação convidam todos amigos do povo cubano, todos os democratas e pessoas de bem a associarem-se a esta jornada de solidariedade, verdade e justiça, participando na Concentração que se realiza frente à Embaixada dos Estados Unidos, na Av. das Forças Armadas, junto a Sete Rios, às 18 horas do dia 12 de Setembro no âmbito de uma jornada mundial de solidariedade mundial os Cinco, exigindo a realização de um julgamento justo e a sua libertação.

Vamos exigir um julgamento justo e liberdade para os 5!

Sem comentários: