sábado, 16 de maio de 2015

A ver vamos se a TAP é privatizada...

Os 3 candidatos apresentaram-se.

A Parpública vai agora fazer o "trabalho" mais importante. Constitui um instrumento do Estado para a gestão de participações em empresas em processo de privatização, apoiando os processos de privatização, no quadro aprovado pelos governos do centrão.
Pelo que conheço da sua intervenção, em assessorias e com outros consultores, só aparentemente se lhe pode atribuir qualquer tecnicidade independente.
Vai analisar as 3 propostas, verificar a sua compatibilidade com um caderno de encargos que os portugueses não conhecem, e onde seguramente não estará escrito o novo patamar salarial a que um dos autores do crime, Fernando Pinto,  irá aceder, verificar a sua competitividade atendendo a diversos parâmetros, decidir propor ao governo eliminar candidaturas e manter outras, entrar numa negociação competitiva entre os proponentes restantes ou seleccionar logo um, de tudo fazendo propostas ao governo.
Mas terá ainda de assessorar o governo no apreciar recursos de um ou mais concorrentes, não sendo de descartar que, após decisão governamental, surjam providências cautelares.

Este é o percurso previsto na lei. Mas na vontade dos portugueses a disposição é diversa.

Cresce a oposição à privatização da TAP.
E o governo só muito hipocritamente poderá dizer que isso estava no programa do governo e que foi referendado quando da eleição que o originou se fez.
O PSD, a grande maioria de nós sabe que a mediatização das campanhas, afasta o debate sobre as propostas concretas em benefício dos protagonismos individuais dos dirigentes na salada que os media preparam para atraírem audiências para faits-divers, afastando do debate coisas "chatas" como essas das privatizações desta empresa, a aceitação de imposições de pagamentos de dívidas incomportáveis, tratados orçamentais e outras coisas mais.

O governo quer privatizar a TAP, de corrida, antes das legislativas que estão à porta.
Mas vai continuar a contar com a luta dos trabalhadores e dos patriotas que não aceitam a perda de mais instrumentos de soberania.

2 comentários:

Andreia disse...

Acho que é mais realista dizer vamos ver "como a TAP vai ser privatizada"...

Anónimo disse...

Concordo.