sexta-feira, 29 de maio de 2015

A reeleição de Blatter, os EUA e a FIFA

1. Com base em denúncias de três dos corruptos da FIFA que estão nos EUA (entre outros Check Blazer, "o senhor 10%"), para atenuarem penas que venham a sofrer, foram presos por indicação dos EUA em Zurique dirigentes e técnicos da FIFA.

A revelação das verbas astronómicas roubadas aos EUA nestes actos de corrupção não foi, porém, acompanhada pela informação de quantos corruptores norte-americanos das empresas envolvidas foram presos, para além dos seus corrompidos. Porque na corrupção e tráfico de influências há sempre dois polos que, de forma diversa, ganham sempre de forma ilegítima.

2. Os EUA e a UE não estão conformados com a existência de um organismo internacional em que cada país tem um voto de valor igual ao dos outros. Mudar os estatutos para acabar com essa igualdade é uma fuga ainda maior ao espírito desportivo, e a consagração institucional de uma entidade que vai deixar de apoiar os seus associados, países muito mais pobres, para consagrar poderes especiais de um qualquer directório.

Além disso os EUA não se conformam em ter um organismo que possa fugir aos seus "interesses vitais". A campanha tremenda que conduziu contra a candidatura da Rússia ao Mundial de Futebol de 2016 não colheu junto da FIFA.
Não ignorando a corrupção que impera na FIFA, na UEFA e em muitas federações nacionais, é de registar que Blatter não aceitou então o diktat dos States. E isso não é questão de somenos para compreender a iniciativa do FBI três dias antes das eleições de hoje.

3 A reeleição de Blatter é um revés para os EUA e a UE. O Príncipe da Jordânia abandonou sem honra a 2ª volta. E mais um factor de apreensão dos norte-americanos a somar a uma deslocalização das zonas de importância estratégica no mundo.
A UEFA fala em sair da FIFA e boicotar o Mundial de Moscovo.. Platini em matéria de conduta honesta no cargo também deixa muito a desejar. E tentará arrastar parte da América Latina para uma cisão. A ver vamos se taios conspirações saem do papel

4. No decurso desta assembleia ocorreram manifestações de palestinianos que reclamavam a irradiação de Israel da FIFA por inviabilizar o treino de atletas palestinianos e a sua participação em competições internacionais..

2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo isto está certo e já devia ter sido há muitos anos, mas porquê só agora? será que é porque os E.U não querem o novo mundial na Rússia??

António Abreu disse...

Blatter deu hoje a resposta dele a essa questão: a Inglaterra quer vingar-se de não ter sido escolhida para o Mundial de 2018 que será na Rússia e os EUA também não aceitaram terem sido preteridos pela atribuição dos Mundiais de 2020 ao Qatar.
Tudo isto tem milhares de milhões em jogo e não percebo se o vice-presidente norte-americano da FIFA, "o sr. 10%", que foi o "garganta funda" que incriminou os outros, estará preso nos States? E se o FBI prendeu algum norte-americano no país...